Sessão vai homenagear o bicentenário de Dom Bosco
“A sessão solene tem por objetivo reverenciar os salesianos pelo desenvolvimento de atividades de educação, inclusão social e cidadania em todo estado de Mato Grosso”, destacou o autor da proposta, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR).
Serão homenageados os salesianos, alunos, professores e corpo técnico responsável por todos esses anos de dedicação ao ensino da juventude mato-grossense. A celebração tem como público alvo jovens, família salesiana, movimento salesiano, leigos, comunidade e a sociedade mato-grossense.
“Trata-se de um grande acontecimento para a Família Salesiana e para todo o Movimento Salesiano, que está desde 2011 trabalhando e se preparando para esta data. O bicentenário de Dom Bosco será um marco para a comunidade cristã de Mato Grosso”, comentou o Paraco Orozimbo de Paula Jr.
“A Missão Salesiana, por sua vez, desempenhou papel importante no processo político administrativo ocorrido após a divisão do Estado de Mato Grosso. Devemos a honra e coragem desse espírito fraterno e bondoso dos salesianos, que, sem dúvida o povo mato-grossense só tem a agradecer por tamanha gratidão”, disse o deputado.
Dom Bosco – Foi fundador dos Salesianos e é conhecido como Pai e Mestre da Juventude, como lhe chamou o Papa São João Paulo II. Foi graças à sua missão evangelizadora que religiosos foram enviados para terras distantes na América do Sul, para aí iniciarem obras semelhantes as da Itália, o que culminou com a chegada dos primeiros salesianos em Cuiabá, na Paróquia São Gonçalo, no Porto, em 18 de junho de 1894. Hoje os Salesianos são mais de 15 mil, estão em 132 países, nos 5 continentes e têm quase 2 mil comunidades.