As sinalizações serão feitas no Parque Cuiabá, nas avenidas 4 e 5; no Dom Aquino, em toda a extensão da Rua São Cristóvão; região do Coxipó, na Avenida Carlos Gomes (acesso ao Residencial Coxipó); região da Lixeira, na Rua Antônio Batista Belém; e no Jardim Renascer, nas principais vias do bairro.
“Também vamos terminar a sinalização horizontal e vertical em toda a Avenida São Sebastião, da Avenida Dom Bosco até o final, já que da Dom Bosco até a Rua Prefeito Franscival Brito, sentido Cidade Alta, já foi feita a sinalização com a implantação do binário que tornou mão única este trecho”, informou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
Conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as sinalizações horizontais (inclui tachões, lombadas, pinturas nas vias) tem a função de orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via e incluem as proibições, restrições e informações para aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego.
Já a sinalização vertical, por meio de placas, pode ser de regulamentação (informa ao usuário as obrigações, proibições ou restrições no uso das vias); de advertência (alerta para a condição das vias); ou de indicação (identifica as vias, destinos, distâncias, locais de interesse e podem ter caráter educativo).
Binário no Centro
Outra meta da Secretaria de Mobilidade Urbana é implantar até o fim do mês pelo menos mais um Sistema Viário Binário. Será no bairro Centro Sul, na Rua Jessé Pinto Freire, paralela à Rua Comandante Costa. Com a implantação do binário, a Jessé Pinto Freire, que hoje é mão dupla, se tornará mão única no sentido Avenida Isaac Póvoas e a Rua Major Arnaldo de Matos e a Comandante Costa continua mão única no sentido centro, atravessando a Avenida Isaac Póvoas.
Até agora, desde o mês de junho, a Prefeitura de Cuiabá já implantou três sistemas binários na cidade, nas regiões do Centro, Jardim Tropical e Consil. O Sistema Viário Binário, que transforma vias paralelas de mão dupla em ruas com sentido único, tem sido adotado nas grandes capitais para tornar o tráfego mais rápido em vias movimentadas.