Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 11 de Agosto de 2015 às 08:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Estimular a prática do aleitamento materno e a alimentação complementar adequada e saudável do bebê. Com este objetivo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Atenção à Saúde das áreas de alimentação e nutrição e saúde da mulher e da criança, deu início a campanha “Agosto Dourado”.

O pontapé aconteceu na sexta-feira (07) durante o Seminário Estadual em alusão a “XXIV Semana Mundial do Aleitamento Materno – Amamentação e Trabalho: Para dar certo o compromisso é de todos”, realizado no Conselho Regional de Farmácia, onde cerca de 150 pessoas entre gestores e profissionais da saúde puderam adquirir conhecimento e trocar experiências.

Cristiane Ferreira espera ansiosa para amamentar o filho. Grávida de sete meses, a agente comunitária de saúde reconhece a importância da amamentação tanto na nutrição da criança quanto no relacionamento com o filho e garantiu que seguirá à risca as recomendações. “As discussões e apresentações mostradas no Seminário são muito importantes para conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação, pois sabemos que o aleitamento é a base da nutrição infantil. Com certeza vou sair daqui com uma grande bagagem, não só profissional mas também para minha nova fase, a de mãe”.

Representando a SES, a superintendente de Atenção a Saúde, Marinêze de Araujo Meira, disse que o tema é desafiador e precisa de iniciativas em todos os segmentos que possam estimular a pratica do aleitamento materno. Ela destacou que levar para o mercado de trabalho a importância do ato de amamentar foi à forma encontrada para evitar as constantes ausências e até o abandono do serviço. “Precisamos fazer uma reflexão sobre a mortalidade infantil, o método canguru e os desafios do ato de amamentar para continuar construindo políticas públicas e conscientizando”, disse ela.

Para Gisele Bortolini, membro da coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, que proferiu a palestra ‘Promoção da Alimentação Complementar Saudável’, trata-se de uma importante estratégia de Saúde Pública que se propõe através da qualificação dos profissionais da atenção básica, com base nos 10 passos para uma alimentação saudável para menores de dois anos para promover a saúde das crianças brasileiras. “O guia alimentar tem como estratégia fortalecer o aumento da prevalência do aleitamento materno e melhorar os indicadores de alimentação e nutrição, contribuindo com a redução da prevalência de sobrepeso e obesidade de crianças e adultos”, explica ela.

Participaram do seminário a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Maria de Fátima, a delegada do Conselho Regional de Nutricionista, Waldeth Ponte Gomes e a membro da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, Marina Ferreira Rea.

Agosto Dourado

A iniciativa busca destacar durante todo mês de agosto os benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e da alimentação complementar e saudável. A cor dourada faz menção ao ‘Gold Minute’ – minuto dourado -, relembrando a importância de o bebê iniciar logo após o nascimento o aleitamento materno.

Durante todo o mês, a equipe técnica da SES estará incentivando os municípios a desenvolverem ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “Nós temos uma agenda única junto aos municípios, onde eles nos informam as ações programadas a serem desenvolvidas no mês de agosto, nós fazemos o acompanhamento e depois informam ao Ministério da Saúde o que foi desenvolvido”, explicou a gerente de Monitoramento e Avaliação, Aline Régia Ferreira Ribeiro, ligada a Coordenadoria de Ações Programáticas Estratégicas da Superintendência de Ações à Saúde da SES. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6966/visualizar/