Greve do INSS prejudica quase 150 mil em MT
A mobilização nacional iniciou no dia 6 de julho e atinge todas as 37 agências da autarquia no Estado. De acordo com o presidente do Sindicado dos Trabalhadores em Saúde, Seguridade, Trabalho e Previdência Social (Sindsprev-MT), Cleones Celestino Batista, diariamente o INSS atende cerca de 6 mil pessoas. "Com a suspensão dos serviços, como pagamentos e concessões de novos benefícios, mais de 100 mil pessoas não foram atendidas durante a greve". Cleones afirma que neste período só estão sendo realizadas perícias médicas, agendadas no Estado.
A falta de efetivo para atender a demanda está entre as queixas dos servidores - atualmente Mato Grosso possui um efetivo de 800 trabalhadores. A categoria também pede reajuste salarial de 27% e melhorias nas estruturas das agências. O Ministério da Previdência Social publicou comunicado explicando que tem concentrado esforços para atender os segurados, com reagendamento dos atendimentos pelo telefone .
Sobre a paralisação dos seus servidores em algumas Unidades da Federação, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informa:
1) O INSS tem empreendido todos os esforços no sentido de orientar as unidades e a Central de Teleatendimento 135 no que se refere às providências de reagendamento para os segurados que não estão sendo atendidos devido ao movimento de paralisação dos servidores. Esse reagendamento, de modo geral, pode ser realizado pelo telefone. Em alguns casos específicos, entretanto, a remarcação vai depender da ação da Agência da Previdência Social. Esses segurados, cuja remarcação não puder ser realizada pela Central 135, deverão retornar às unidades após o fim da greve, para reagendar o atendimento.
2) Importante salientar que o INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.
3) A Central de Atendimento 135 está à disposição para informar quais as Agências onde não há atendimento em virtude da paralisação e para orientar os cidadãos. A informação sobre a situação de atendimento das unidades é atualizada diariamente junto aos seus operadores.
4) O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos.