Prefeita Lucimar reúne secretários e apresenta projeto mutirão da cidadania Prati-cidade
O projeto idealizado pela prefeita Lucimar será coordenado pela secretária municipal de Assistência Social, Kathe Martins, e terá parcerias com a secretaria estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), com o Sistema Nacional de Empregos (Sine), com Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e da Defensoria Pública.
Como reforça a prefeita Lucimar Campos esse projeto é uma integração das ações da atual administração junto à comunidade, bem como o resgate de famílias em vulnerabilidade social. Toda proposta do mutirão está focada no resgate da cidadania da população. “Nossa cidade cresceu muitos nos últimos anos e as demandas também aumentaram.
Quero que esse esforço mútuo leve melhorias aos bairros mais afastados do centro da cidade. Melhorias coletivas, como na infraestrutura, e melhorias individuais, como trazer de volta a crença na nossa cidade. Nosso slogan, amar, cuidar e acreditar, se traduz perfeitamente dentro desse nosso projeto”.
A prefeita acredita que com ações multissetoriais as melhorias para a cidade serão visíveis porque a atuação será na base, junto à comunidade, onde ela poderá também solucionar problemas referentes aos serviços públicos.
Cinco bairros serão sede do ‘Prati-cidade’, como o Jardim Ikaray, Serra Dourada, Novo Mato Grosso (antigo 13 de Setembro), Jardim das Oliveiras e São Mateus. As ações têm início em agosto e seguem mensalmente até dezembro. Como destaca a secretária de Assistência Social, Kathe Martins, a expectativa inicial é de atingir de forma direta cerca de mil pessoas, já cada bairro ‘sede’, concentra em seu entorno residenciais e loteamentos que ampliam o público alvo do mutirão.
A primeira etapa será realizada no último sábado do mês de agosto, dia 29, das 8h às 17h, no Jardim Ikaray No entorno do Ikaray existem ainda o Jardim Novo Horizonte, Parque Nova Era, Santa Fé, Jardim das Flores e São Jorge.
Os serviços que serão prestados à comunidade estão divididos em pré-evento e durante o evento. Cerca de 15 dias antes, as equipes de infraestrutura e limpeza urbana estarão atuando na região levando operação tapa-buracos, limpeza urbana, troca de lâmpadas, remoção de entulhos, patrolamento e encascalhamento de ruas.
No dia do mutirão ‘Prati-cidade’, serão ofertados entre vários serviços a emissão de documentos, assistência jurídica, oficinas de corte de cabelo, massoterapia e manicure, torneio esportivo, seleção de talentos, concursos literários, teatro infantil, limpeza urbana, reparos em geral, plantio de mudas, palestras de educação ambiental e de conscientização para um trânsito melhor, aferição de pressão, teste glicêmico, vacinação e diagnósticos do sistema de água e agosto da comunidade beneficiada.
A prefeita pediu a cada secretário o empenho para o desenvolvimento do mutirão, bem como interação com a comunidade. “Cada bairro receberá uma visita prévia para conhecer o nosso projeto e apontar suas demandas. Todos os presidentes dos bairros beneficiados pelo mutirão ‘Prati-cidade’ serão convidados para uma assembleia cidadã, na qual as prioridades serão definidas”.
Conforme o cronograma inicial, a segunda etapa, em setembro, será realizada na região norte, tendo como sede o Serra Dourada e as adjacências (São Francisco, Santa Terezinha e Vila Artur). A terceira etapa, na região sul, em outubro, terá como sede o bairro Novo Mato Grosso, com raio de atuação no residencial Eliane Gomes, Parque Bom Jardim, Rubens dos Santos e Distrito Industrial 1. A quarta etapa contempla a região leste, com sede no Jardim das Oliveiras e com região de influência sobre o Parque São João, Altos da Boa Vista, Engordador e Dom Diego. E a última etapa do ano, em dezembro, na região oeste, será realizada no São Mateus, abrangendo também o Parque Sabiá e o Jardim Eldorado.