Quase 2 mil contribuintes já atualizaram cadastro imobiliário durante mutirão
O número indica que a expectativa da Secretaria de Fazenda – de que 2 mil contribuintes aproveitem a oportunidade para regularizar a situação – será alcançada até a próxima sexta-feira (31), quando se encerra o evento.
De acordo com secretário de Fazenda, Pascoal Santullo Neto, o município possui 232 mil imóveis cadastrados e aproximadamente 40 mil contribuintes estão com o cadastro desatualizado. Por isso é primordial que o contribuinte aproveite o mutirão para atualizar seus dados.
“O município está aproveitando para atualizar os dados do contribuinte. Até agora fizemos 1,9 mil atendimentos. Ou seja, o contribuinte procura o município para que, no próximo ano, ele receba o seu carnê de tributo devidamente corrigido”, explica.
A atualização cadastral é necessária em casos em que o proprietário do imóvel não é mais o mesmo ou os dados pessoais e endereço estão desatualizados, bem como naqueles casos em que são verificadas divergências entre a base cadastral do município e o real.
Além do mutirão, o contribuinte pode procurar a Central de Cadastro Imobiliário do município para atualizar os dados. A central fica localizada na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Cândido Mariano, em frente ao espaço CDL.
Renegociação de dívidas
Ainda no mutirão, o contribuinte que tiver dívidas fiscais relativas a qualquer tributo municipal ou estadual, inscritas ou não na divida ativa, bem como aquelas situações em que já virou ação judicial, pode procurar a negociação.
Atualmente, a Prefeitura de Cuiabá tem 107.620 contribuintes com débitos em atraso e encaminhou cerca de 10.500 notificações extrajudiciais para pequenos contribuintes e 200 notificações judiciais para grandes devedores.
Até a terça-feira (28), foram realizadas 5,8 mil conciliações e aproximadamente R$ 19 milhões foram negociados durante o evento, sendo que R$ 2,5 milhões foram recolhidos à vista aos cofres do município. “Nós tivemos uma procura muito grande e posso dizer que foi sucesso. Isso demonstra que o contribuinte tem confiança nos trabalhos da gestão Mauro Mendes”, concluiu Pascoal Santullo.
O Mutirão Fiscal Unificado de Mato Grosso teve início no dia 13 e é realizado em parceria entre o Poder Judiciário, o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá.