Embora a orientação dos agentes ocorra rotineiramente durante o ano todo, a fiscalização será intensificada até a sexta-feira da próxima semana, 07 de agosto, já que muitas escolas particulares voltam às atividades a partir de segunda-feira. Dezoito agentes de Trânsito da Semob, divididos em duplas, estarão trabalhando em frente a nove escolas que apresentam um grande fluxo de veículos por terem um maior número de alunos. O trabalho abrange o período matutino, entre 7h e 8h e das 11h às 12h; e o período vespertino, das 12h às 13h e das 17h às 18h.
“Nestes dias vamos intensificar o trabalho para que os condutores se acostumem com este comportamento, que é o ideal, de se observar as regras de boa convivência no trânsito, que envolvem condutores e pedestres. Nosso objetivo é garantir a volta às aulas com segurança, resguardando e protegendo a vida”, disse o coordenador de Ações para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Jadyr Lima de Moraes.
As ações dos agentes envolvem alunos, pais de alunos, pedestres e condutores de veículos. Para que não haja conflitos, a orientação da Semob é que o embarque e desembarque dos alunos sejam rápidos, e que sejam respeitadas as placas que indicam embarque e desembarque e também o estacionamento nos locais de recuo criados por algumas escolas. “Os agentes estão ali para dar celeridade ao embarque e desembarque, para que tudo aconteça de forma organizada e não prejudique outros motoristas que passam em frente às escolas em deslocamento para seus locais de trabalho ou para outras atividades”, acrescentou o coordenador.
Trabalho Educativo
Além de orientarem os pedestres, para que atravessem as vias apenas pelas faixas de segurança, e auxiliando-os na travessia, quando isso for necessário, os agentes também estão fazendo um trabalho educativo de conscientização, distribuindo os folders educativos “Respeito à Faixa de Pedestres” e “Gentileza no Trânsito”. Em relação ao transporte escolar, será realizado um trabalho em conjunto com a Coordenadoria de Transportes com a distribuição de cartazes em várias escolas, entrega de panfletos aos permissionários de vans escolares e aos pais e condutores.
Outra preocupação é com o correto uso das cadeirinhas usadas para o transporte de crianças que devem ser adequadas às faixas de idade. Os agentes estão atentos não só para o transporte escolar, mas também para outras situações que podem envolver infrações de trânsito, alertando os pais quanto ao uso do celular ao volante, bem como a obrigatoriedade de usar o cinto de segurança.
Depois da Operação Voltas às Aulas, em uma segunda etapa, será iniciado um trabalho educativo nas escolas com os alunos, despertando neles a consciência dos cuidados que devem ser tomados em relação ao trânsito.
OPERAÇÃO VOLTA ÀS AULAS – RELAÇÃO DAS ESCOLAS
Colégio Master – Av. Fernando Corrêa da Costa (inicia em 3 de agosto)
Colégio Salesiano São Gonçalo – Av. Tenente Coronel Duarte (inicia em 3 de agosto)
Escola Municipal Profª Maria Dimpina Lobo Duarte – Av. Fernando Corrêa da Costa (aulas já começaram)
Escola Estadual Souza Bandeira – Av. Fernando Corrêa da Costa (aulas já começaram)
SESI Escola – Avenida Oátomo Canavarros (Morada do Ouro – aulas já começaram)
Escola Estadual Presidente Médici – Avenida Mato Grosso (aulas já começaram)
Colégio Estadual Liceu Cuiabano – Avenida Presidente Marques (aulas já começaram)
Colégio Coração de Jesus – Rua Comandante Costa (aulas já começaram)
Colégio Notre Dame de Lourdes – Jornalista Alves de Oliveira (Cidade Alta - aulas já começaram)