Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 20 de Julho de 2015 às 13:38
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Para marcar seus 10 anos,  o Coral Mestre Albertino apresenta, em 29 de julho, às 20h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, seu 10º Sarau Literomusical “Realizando Sonhos”. Além do espetáculo, para marcar a valorização aos trabalhos realizados pelo Coral Mestre Albertino, será lançado no evento, e junto aos Correios, um selo personalizado para comemorar a primeira década de caminhada.

A apresentação conta com participações especiais da Banda de Música do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada – Batalhão Laguna e dos Cadetes da Academia de Policia Militar Costa Verde e tem parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

No repertório, pérolas da música popular brasileira como Aurora, de Mario Lago e Roberto Roberti; Trem do Pantanal,  de Paulo Simões e Geraldo Roca; Ciranda da Rosa Vermelha, Alceu Valença; Peixe Vivo, Folclore Mineiro e É Preciso Saber Viver, Roberto e Erasmo Carlos,  entre outras.

A ação é solidária e vai angariar donativos para a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Os ingressos serão trocados por fraldas geriátricas ou infantis, ou Leite Ninho +1 ou +3.  

O Coral Mestre Albertino se popularizou por propiciar cultura ao cidadão mato-grossense, propagando e difundindo nacional e estadualmente eventos, ações socioassistenciais e socioculturais com suas ações solidárias beneficiando entidades filantrópicas.  

O coral surgiu no ano de 2006, por iniciativa da regente Luciene Rodrigues de Morais, que reuniu pessoas idosas motivadas a superar suas capacidades e elevar a autoestima através da música. O objetivo de vivenciar experiências que contribuísse para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, da ampliação de suas capacidades protetivas e de superação das fragilidades sociais, pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentados nos princípios da cidadania e justiça social, ultrapassou seus limites.

No decorrer dos tempos o Coral Mestre Albertino, a fim de oportunizar às pessoas idosas, foi ajustando seus trabalhos em favor dos serviços preventivos e proativos, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento das capacidades e potencialidades ao alcance de alternativas emancipatórias na vida dos idosos, através da música.

É um projeto reconhecido nacionalmente, único no Estado de Mato Grosso a ser premiado através do concurso Inezita Barroso, do Ministério da Cultura.

O NOME

A escolha do nome recaiu sobre um dos mais ilustres e talentosos personagens da cultura musical cuiabana, o compositor José Albertino da Silva,  “Mestre Albertino”, ficando estabelecido assim: Coral da Melhor Idade Mestre Albertino.

Mestre Albertino lecionou e formou bandas e fanfarras na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (hoje IFMT), Escola Técnica de Guiratinga e no Colégio Liceu Salesiano. No campus Cuiabá, Mestre Albertino dedicou toda uma vida, fazendo da escola o seu segundo lar. Na escola ele deixou marcas que se confundem com a história da instituição. Com seu estilo irreverente deixou mais de uma centena de composições escritas, numa ampla gama de gêneros musicais como: rasqueado, maxixe, samba, choro, valsa, dobrado, marcha e baião, dando destaque aos ritmos regionais. 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/7407/visualizar/