TRE e Hemocentro realizam cadastro de doadores de medula
A campanha terá duas etapas. A primeira acontecerá no dia 23, que será feito um cadastro de doação, onde os servidores preencherão um formulário com dados pessoais. Após o cadastro, é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10 ml para testes. O procedimento é simples e tem a duração de aproximadamente 10 minutos.
Qualquer pessoa entre 18 a 54 anos pode fazer a coleta, sem restrições. Os servidores que desejam participar do evento poderão se apresentar no stand do Hemocentro, portando o documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira de trabalho, certificado de reservista ou passaporte).
Após a coleta do sangue, a amostra será destinada ao laboratório para realização de testes, que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e o paciente. O servidor ficará cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula (REDOME). Quando houver um paciente compatível e precisando de um transplante, o doador será convocado para realizar a doação.
O que é Medula Óssea?
Medula Óssea é a matriz do sangue que contém as células mãe (células tronco) que originam os glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos.
O transplante da medula óssea é indicado para as pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemia, hemoglobinopatias, crianças com doenças genéticas e em casos de aplasia de medula. As pessoas que necessitam ser submetidas ao transplante de medula óssea devem fazer os seus cadastros no Registro de Receptores de Medula Óssea (REREME).