Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 15 de Julho de 2015 às 16:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Escola Penitenciária iniciou a última fase do curso de Capacitação e Habilitação em Pistola, Carabina e Técnicas Não Letais. A etapa, que começou na terça-feira (14), é voltada aos agentes penitenciários da Baixada Cuiabana. Desde fevereiro, o curso já capacitou servidores dos 13 polos do estado.

Segundo a coordenadora do curso, Carla Patrícia Oliveira, serão quatro semanas de atividades práticas e teóricas na escola e no estande de tiros, de terça a quinta-feira, culminando com a formatura de 1.540 agentes do Sistema Penitenciário no dia 06 de agosto de 2015. “Apresentamos as tecnologias não letais aos agentes, como a pistola e a carabina tática. Com isso, a escola pretende aumentar a segurança de internos e servidores no dia a dia das unidades”.

O novo armamento não letal foi adquirido em janeiro deste ano e desde então a Escola Penitenciária passou a ministrar aulas sobre técnicas não letais. Antes disso, conforme explicou a coordenadora, Mato Grosso contava apenas com munição menos que letal. “Hoje possuímos no sistema a arma de choque, por exemplo, que é um incapacitante elétrico”, explicou.

Sobre a mudança pela qual passa Sistema Penitenciário com a inserção do novo armamento, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Cel. PM Clarindo Alves de Castro, afirmou que a medida vai reduzir o uso de violência desnecessária.

“O primeiro passo para a contenção de distúrbios dentro da unidade é o diálogo. Mas antes da inclusão das armas não letais no Sistema Penitenciário o procedimento, após a verbalização, era o uso das armas de fogo com munição menos que letal. Hoje temos mais uma fase nesse processo, que auxiliará na preservação da vida das duas partes, do recuperando e do agente penitenciário”, destacou o secretário adjunto. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/7486/visualizar/