No dia 21 de julho, o novo espaço para o shopping será inaugurado e contará com 500 boxes, todos regularizados juntos à Prefeitura de Cuiabá e aptos a comercializar seus produtos sem preocupação
Comerciantes ambulantes são homenageados em sessão solene na AL
No dia 21 de julho, o novo espaço para o shopping será inaugurado e contará com 500 boxes, todos regularizados juntos à Prefeitura de Cuiabá e aptos a comercializar seus produtos sem preocupação. Este foi o motivo para realização de sessão solene na Assembleia Legislativa com mais de 100 homenageados, sob a presidência do deputado Sebastião Rezende (PR), autor do requerimento.
O presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, foi um dos homenageados. Para ele, esta nova conquista representa uma virada de página na história das famílias que desde a década de 80 lutavam para ter seu espaço, sem se preocupar mais com problemas de perseguição.
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) também estava na lista de homenageado e participou da história, desde a gestão de Dante Martins de Oliveira (já falecido), em 1986, no primeiro mandato como prefeito. Na época, foi realizado o cadastramento dos comerciantes numa ação conjunta entre a administração municipal, o Sebrae e a extinta Legião Brasileira de Assistência, sob o comando do coronel José Meirelles (Já falecido).
Apesar de todo o trabalho realizado na época, da organização e limpeza feita no Centro de Cuiabá, Wilson Santos lembra que quando Dante retornou para o segundo mandato em 1993 as praças e ruas já estavam tomadas novamente pelos camelôs e novamente inicia um trabalho de cadastramento. Nesta época, o parlamentar era secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá.
Apesar das negociações, houve resistência e determinado o uso da força policial para retirar os comerciantes do centro. Mercadorias foram apreendidas, ambulantes foram presos e muitos perderam suas barracas. Mas em 21 de abril de 1995, o shopping popular foi inaugurado, já na gestão de Coronel Meirelles, que assume a prefeitura após Dante ser eleito governador.
Sebastião Rezende relembra que foi um período complicado, pois não havia estrutura e o local era afastado, sem acesso de transporte coletivo, o que também dificultava a ida de clientes. As barrancas foram colocadas ao sol, o local não era cimentado, não tinha telhado e apenas dois banheiros.
O parlamentar relata então a luta dos comerciantes para buscar infraestrutura com o apoio da Câmara Municipal, na época, presidida por Carlos Brito, outro homenageado na sessão, para garantir a regularização do shopping. Além de muita negociação com a Prefeitura para garantir outras melhorias e até linhas de ônibus, os camelôs começaram a se consolidar.
Agora, 20 anos depois, o shopping popular passa a ser uma referência nacional, sendo maior no país com 500 box e uma estrutura que chama a atenção na região, tornando-se até mesmo um cartão postal da cidade, por sua arquitetura. É um exemplo nacional que gera emprego e renda.
A sessão contou ainda com a apresentação da cantora gospel Elizabeth Gomes que entoou cantos de louvor. O juiz auxiliar da vice-presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Hildebrando da Costa Marques, também participou da sessão, assim como o vereador Leonardo Oliveira, que recebeu a homenagem prestada a Dante de Oliveira. O coronel Meirelles foi homenageado in memorian também.