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TRÂNSITO
Segunda - 13 de Julho de 2015 às 09:23
Por: Gazeta Digital

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 Todos os ônibus da empresa Norte Sul, que faz o transporte coletivo na região Sul da Capital, foram reprovados pela fiscalização da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Dos 111 carros que compõem a frota, com idade média superior a sete anos, 12 não tiveram condições de vistoria diante da precariedade apresentada e ainda assim continuavam atendendo os usuários. O restante apresentou problemas diversos, como ineficiência na limpeza, problemas nos elevadores de acessibilidade, documentação atrasada e danos mecânicos. 

A empresa não dispõe de funcionários em número suficiente para oferecer a manutenção dos veículos, nem peças de reposição no estoque. O resultado desse cenário são veículos quebrados diariamente durante o transporte de passageiros ou envolvendo-se em acidentes, como ocorreu no dia 17 de junho no centro da cidade. 

Um ônibus da empresa perdeu o freio e o motorista, para evitar uma tragédia, jogou o veículo contra o canteiro central e atingiu um carro de passeio parado. Morador do bairro Nova Esperança, Jimmi Rainer Rodrigues, 37, depende do transporte público e conhece de perto a realidade dos serviços prestados pela Norte Sul. “As condições dos ônibus são péssimas. Os veículos quebram com frequência. 

Quando isso acontece, temos que esperar muito tempo até outro ônibus chegar para substituir e ainda vem cheio. Ainda tem o fato de muitas vezes o sistema não fazer a integração”. 

Secretário da Semob, Thiago França relata que a Norte Sul é a empresa que mais apresenta problemas para o transporte coletivo de Cuiabá. Além da frota antiga e problemática, os consertos feitos nos veículos que quebram são ineficientes. “São adotadas apenas medidas paliativas. Com isso, os ônibus voltam a quebrar durante o uso e a população fica prejudicada”. 

O transporte coletivo de Cuiabá conta com três empresas de ônibus, que juntas somam 410 carros. Outros 56 micro-ônibus compõem a frota que atende 230 mil usuários de toda Capital. Todos os veículos foram fiscalizados e a Semob reconhece a precariedade do atendimento dispensado à população. “O sistema de transporte não é bom, precisa ser melhorado e a frota renovada”.

Pelo contrato de concessão em vigência, a frota deve ter idade média de cinco anos e seis meses. Porém, a fiscalização demonstrou que os veículos têm idade média de seis anos e seis meses, ultrapassando o limite contratual. Além da Norte Sul, a Semob fiscalizou os 218 veículos da Pantanal Transportes, que teve 217 aprovados e um veículo encaminhado para recuperação. 

A idade média da frota da empresa é de cinco anos e nove meses e conta com 29 carros com 10 anos de uso. Os problemas encontrados nos veículos são relacionados a amortecedores, estabilizadores, campainhas. “A parte estrutural da empresa e o número de funcionários estão corretos. Os grandes problemas são os ônibus que circulam desde 2005 e os elevadores”. A Integração Transportes também possui veículos “rodando” desde 2005. Ao todo, são 39 carros nesta situação. Ainda assim, todos os 81 ônibus foram aprovados. “Os problemas são pontuais, como desgaste de mola, estofado rasgado, campainha que não funciona”.

Neste mês, um veículo da empresa também se envolveu em um acidente no centro de Cuiabá. A versão inicial aponta que o ônibus perdeu o freio e duas pessoas foram atropeladas. A Integração investiga o caso. As três empresas foram notificadas, segundo a Semob, mas somente a Integração e Pantanal se comprometeram a melhorar a frota, com a substituição dos veículos usados desde 2005. Os micro-ônibus apresentam problemas semelhantes aos ônibus. Porém, a vistoria não encontrou situações graves que justificassem a reprovação de carros.





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