Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sexta - 10 de Julho de 2015 às 14:45
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e servidores que atuam na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) foram capacitados durante o seminário “Auxílio reclusão, direitos previdenciários e assistenciais”. Organizado pelo Patronato Público Penitenciário junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) o curso foi realizado por três sextas-feiras (26.06, 03 e 10.07) na sede da Fundação Nova Chance, bairro Boa Esperança.

Cerca de 40 servidores da Penitenciária Central do Estado (PCE), Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Centro de Ressocialização de Várzea Grande, Escola Penitenciária, Gestão de pessoas e Gerência de Saúde da Sejudh e o Patronato da Funac, foram orientados pelas analistas do INSS Adriana de Oliveira Conceição e Daniela Felipe Cavalcanti.

As palestrantes introduziram aos profissionais da Sejudh temas da seguridade social e previdência social, bem como a filiação e inscrição na previdência social e as categorias dos segurados e conceitos utilizados no reconhecimento do direito aos benefícios previdenciários.

De acordo com a assistente social do Patronato, Rosangela Rossi, as orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais como o auxílio doença, acidente e reclusão possibilitam a orientação ao recuperando e a comunidade na qual ele será inserido.

“O mais interessante pra mim foi entender os critérios para a concessão dos benefícios. Pois fazemos visita e acompanhamento das famílias no processo de reinserção do reeducando e com essas informações poderemos orientar a todos envolvidos nesse processo sobre os seus direitos”, explica Rosangela Rossi.

Patronato Público Penitenciário

O Patronato é vinculado a Fundação Nova Chance e conta com uma equipe sócio assistencial e é responsável pelo encaminhamento ao ensino, capacitação e trabalho dos recuperados que progrediram para a liberdade.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/7585/visualizar/