Cuiabá recebe unidade do CAE e prefeitura investirá em atendimento itinerante
O CAE contribui também para a geração de emprego e renda, fazendo com que os empresários deixem de atuar na informalidade. O espaço funcionará dentro da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e o horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 17h30.
“Vamos dar todas as condições para que o trabalhador seja um microempreendedor individual, tendo assim direito às leis e aos benefícios que o Governo Federal concede. Além disso, contaremos com parcerias para auxiliá-los no processo de qualificação profissional”, explicou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio.
Para fortalecer o atendimento, a secretaria viabilizará nos próximos dias o atendimento gratuito em bairros de Cuiabá de forma itinerante.
Na ocasião, o secretário falou ainda sobre a função do Painel de Monitoramento Analítico do Mercado de Trabalho, elaborado pelo Observatório Nacional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e lançado na semana passada, em Brasília.
O painel traz informações mensalmente atualizadas sobre admissões, demissões, rendimento dos trabalhadores e vagas no mercado de trabalho formal e são voltadas para o público em geral.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Seneri Paludo, além de criar o Centro de Atendimento, o Governo do Estado tem trabalhado para estreitar ainda mais o relacionamento do setor empresarial com o poder público.
“Estamos reformulando este projeto e até o final da gestão Pedro Taques pretendemos levá-lo aos 141 municípios de Mato Grosso. Este trabalho tem sido possível devido às parcerias do setor público e privado visando o fomento da economia”.
A equipe responsável por repassar as informações e tirar as dúvidas dos microempreendedores foi treinada pelo Sebrae. “Todas as orientações serão fornecidas na unidade, assim como a oferta de capacitação necessária para a regularização”, disse o gestor de Políticas Públicas do Sebrae MT, Roque Zacarias.
A presidente do Centro Comercial de Cuiabá, Aparecida Ribeiro de Oliveira, citou os benefícios da formalidade, principalmente para os que trabalham como camelôs. “Muitas pessoas acham que é muito complicado e difícil nós tornar micro empreendedor. O CAE serve justamente para provar o contrário e mostrar o caminho que devemos seguir”, finalizou.
Também participaram da solenidade de abertura o secretário-adjunto de Trabalho de Cuiabá, Vinicyus Hugueney, a superintendente de apoio ao micro e pequeno empreendedor, Carolinne Luz, o secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimento de MT, Leopoldo Mendonça, o gerente de Atendimento do Sebrae, Elson Tenório Cardoso, o superintendente de Programas Especiais (SEDEC), Sebastião de Moraes,o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Elias Henrique dos Santos, e o vereador Arnaldo da Penha.