Festa São Benedito termina com missa, shows e comidas típicas
A grande Festa de São Benedito teve início na última terça-feira (30.06) e termina neste domingo (05.07), com a expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas. Além das missas, a programação, realizada no Centro Histórico da capital, também inclui apresentações culturais, shows e uma feira gastronômica com pratos da culinária regional.
A organizadora da festa, a festeira Aldaises Figueiredo, comemorou o empenho do governo de Mato Grosso para manter viva a cultura e as tradições de Mato Grosso. Ela, que há sete anos organiza o evento, enfatiza a importância de preservar a cultura do povo cuiabano. "O governo nos ajudou muito por meio da secretaria de Estado de Cultura. A festa conta com muitos parceiros que ajudam a manter esta tradição de vários anos, muito importante para a identidade do nosso povo", avaliou.
A festa envolve toda a comunidade que se empenham nos detalhes da programação, organização do espaço e preparação da comida. Os festeiros, que são escolhidos em julho, começam a organizar a programação em outubro para que em julho do outro ano tudo esteja em ordem. Um time de 30 cozinheiras de São Benedito trabalham dia e noite para preparar as comidas tradicionais servidas com fartura durante o evento.
O domingo, último dia da festa, é um dos dias mais importante para os devotos. A programação começou às 4 horas com alvorada de fogos para acordar os devotos, seguida da missa festiva e chá com bolo. Às 11 horas, serão realizadas apresentações culturais e shows artísticos, seguidos de almoço com comidas típicas. A celebração continua às 17 horas, com a procissão saindo das Paróquias do Rosário e de São Benedito, seguindo em direção à Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como CPA, até a sede da Polícia Federal, de onde os fieis retornam para a igreja. A festa termina com shows de músicas típicas cuiabanas, este ano, com a presença do trio Pescuma, Henrique e Claudinho.