Prefeitura encerra primeira etapa do projeto Agente Mirim de Combate à Dengue
O projeto é realizado em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses, leva às escolas municipais palestras informativas sobre a problemática dos vetores da dengue e da febre chikungunya.
Nesta segunda-feira (29) a equipe de agentes de controle de endemias do setor de educação em saúde esteve na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães e na terça-feira (30) estará na escola Dom Bosco, do Praeirinho.
O objetivo do projeto é oportunizar aos alunos o acesso a conhecimentos que os incentivem a participar efetivamente de ações que combatam o foco do mosquito transmissor da dengue e chikungunya, despertando valores e aprimorando uma relação saudável com o meio em que vivem.
Durante as palestras, a equipe de agentes explica aos alunos como funciona o ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti. Explica também sobre os sintomas das doenças e os cuidados com a limpeza dos terrenos e casas para evitar os criadouros. Todos os alunos recebem folders e cartilhas educativas sobre o assunto.
“A escola tem papel importante nesse processo para sensibilizar a comunidade. Se cada uma fizer a sua parte será possível controlar o mosquito”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.