Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 29 de Junho de 2015 às 13:45
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Dez recuperandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May assistiram apresentação do espetáculo Nandaia, do Grupo Flor Ribeirinha, no teatro Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa. A saída para assistir ao espetáculo na última sexta-feira (26.06) foi autorizada pelo Juiz da Segunda Vara Criminal da Capital, Geraldo Fidelis Neto. 

A diretora da unidade prisional, Gisela da Silva Araújo, explica que o apoio do judiciário foi fundamental. “A ação só foi possível por conta da autorização do juiz Fidelis, que também recepcionou as recuperandas no teatro e assistiu a apresentação”. 

A presença das mulheres no espetáculo é o resultado da parceria entre Fundação Nova Chance (Funac), vinculada a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e a Companhia de Teatro Cena Onze, que ofertou os ingressos e o ônibus para o traslado. 

“Precisamos olhar para todos os aspectos quando queremos reinserir uma pessoa à sociedade, e por isso a questão cultural também é importante. Percebemos que as reeducandas também valorizam essa oportunidade”, pontuou Gisela Araújo. 

As apresentações do espetáculo Nandaia de 26 a 28 de junho tinham por objetivo principal arrecadar fundos para que o grupo Flor Ribeirinha possa representar o Brasil em Festivais Internacionais de Folclore na Itália, além de realizar uma nova turnê pelo país. 

No conhecimento popular dos ribeirinhos, atrelado à herança dos índios coxiponés, Nandaia significa "pássaro", que se tornou um hino nas composições da música e dança do Siriri. 

Novos horizontes 

A Fundação Nova Chance (Funac) e a Companhia de Teatro Cena Onze preparam um curso de artes cênicas que será ministrado para as internas do presídio feminino. Só terão direito a participar das aulas as reeducandas com bom comportamento, que nunca tiveram alterações, já cumpriram uma fração da pena, estudam e trabalham dentro e fora da unidade.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/7842/visualizar/