O mineral será fornecido por uma empresa do município de Nobres e entre as comunidades beneficiadas estão Barreiro Branco, Raizama, Bela Vista, Recanto da Siriema e Pai Joaquim.
O calcário para fins agrícolas é utilizado para corrigir a acidez do solo. Ao mesmo tempo em que faz essa correção, o calcário também fornece cálcio e magnésio.Além do calcário, a secretaria disponibilizará também serviços de consultoria voltados para a análise de solo, plantio de hortaliças e cuidados com os animais.O trabalho de orientação será desenvolvido em parceria com a Empaer.
“Esta é mais uma ação da secretaria que conduzimos no sentido de auxiliar as famílias, que vivem nestas localidades e que têm a agricultura como fonte de trabalho e renda”, explicou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio.
Todos os pequenos produtores das comunidades citadas já estão cadastrados e, por conta disso, não terão um prazo estabelecido para buscar o produto. Para retirar o material, eles devem apresentar os dados do caminhão e do condutor, na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e solicitar uma requisição específica.
Um dos primeiros a efetuar o pedido foi presidente da Associação de Chacareiros Independentes da Comunidade Rural Recanto da Siriema, Joel de Souza. A comunidade receberá 15 toneladas de calcário.
“Estávamos nos sentindo abandonados, mas a nossa situação está começando a mudar.Retomamos algumas atividades que estavam de lado e toda ajuda é bem-vinda”, afirmou.