Benefício da Parada Segura já é lei em Cuiabá
“Para as mulheres isso é uma grande conquista, pois possibilita que elas desembarquem onde se sentirem mais seguras, seja mais próximo de suas casas, trabalho ou escola, não obrigatoriamente no ponto de ônibus, evitando inúmeros riscos às mulheres”, comemora Lueci.
Foram dados da Polícia Judiciária Civil, com relação ao aumento do número de crimes contra mulheres, principalmente de natureza sexual; somado à insegurança sentida por elas nos horários noturnos, que fizeram com que a vereadora, que preside o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e acompanha de perto as principais dificuldades do gênero, apresentasse o projeto de lei ao Plenário da Câmara Municipal.
“A partir de agora é muito importante que as mulheres tomem conhecimento da lei e exerçam seu direito. Mas também é preciso preparar os motoristas, tanto de ônibus como dos micro-ônibus, para que cumpram a legislação. Eles serão parceiros nessa forma de ampliar a proteção às mulheres em Cuiabá”, destacou a vereadora.
A vereadora lembrou que a lei reflete uma parceria entre os Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher, mostrando que a partir do debate, com ideias simples, sem demanda de gastos públicos, é possível ajudar e conferir mais dignidade às mulheres.