“Estamos definindo com o Sindipetróleo quais serão os próximos parceiros a receber o ponto de coleta, mas nossa meta é atingir pelo menos 100 postos até o final do ano. Dessa forma, teremos um alcance enorme de coleta seletiva pela cidade, pois os moradores poderão depositar seus resíduos onde for mais fácil”, explicou o diretor de resíduos sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, Abel Nascimento.
Ele também contou ser possível atingir um número de postos de combustíveis ainda maior do que a meta, devido ao engajamento do setor. O diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares, confirmou informando que o setor tem total interesse na parceria, pois é uma forma de ajudar o poder municipal na ampliação do serviço.
“A coleta seletiva é um benefício para todos e estamos oferecendo um serviço que esperamos que favoreça a educação e conscientização da população para que destine corretamente os materiais recicláveis”, disse Nelson Soares.
A coleta dos resíduos nos pontos de descarte será feita pelas cooperativas de catadores parceiras, que passarão periodicamente pelo local.
Podem ser descartados nos pontos de coleta materiais limpos e secos como papéis (revistas, jornais, cartolina, embrulhos), papelão (caixas em geral), plásticos (garrafas pet, vasilhames de óleo comestível e conservas, sacolas de supermercado, frascos de amaciante, detergentes, xampus) e metais (latas em geral).