“Esta é uma parceria importante, já que visa melhorar a fiscalização no trânsito. Com a integração, que já começa a valer imediatamente, teremos o aprimoramento das ações, além da vinculação com o sistema do Detran, possibilitando também uma melhor arrecadação de tributos, vindos, principalmente, das infrações cometidas no trânsito”, declarou Mauro Mendes.
O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, explicou que o convênio permite a emissão de multas por agentes municipais em locais de competência do Estado e vice-versa. “Sem este convênio apenas os policiais do Batalhão de Trânsito poderiam multar um veículo por IPVA atrasado, mas eles não podem emitir um auto de infração quando veem um carro estacionado de forma irregular, porque é competência do município. Com o convênio, os policiais poderão autuar por estacionamento irregular e os agentes por falta de documentação, ou atraso de impostos”, afirmou.
Mauro Mendes aproveitou para pedir que as instituições desenvolvam ações que diminuam os índices de acidentes, principalmente com motociclistas. Os acidentes com motos já são considerados casos de epidemia nacional, afetando todo o sistema de saúde pública.
O presidente do Detran, Rogers Jarbas, destacou que ações conjuntas serão planejadas. “Nos próximos meses daremos início às fiscalizações, principalmente, no que se refere à regularização dos veículos. Temos uma frota enorme de carros e motos, muitos sequer com o licenciamento em dia e estamos buscando essa regularidade, que também pode diminuir o número de infrações no trânsito e, consequentemente, de acidentes”, disse ele, explicando que diversas blitze serão programadas, como parte das ações.
Também participaram da assinatura o secretário de Fazenda, Pascoal Santullo Neto, e o diretor de Trânsito, Gustavo Albino.