Cuiabá participa de Seminário Internacional sobre Sistemas de Cultura
O evento está sendo realizado pelo Ministério da Cultura, em Brasília e visa discutir política, gestão cultural e fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Participam do seminário gestores culturais, artistas, produtores e representantes de países como Colômbia, Espanha, França e Uruguai.A programação foi iniciada na segunda-feira (01) e segue até esta quarta-feira (03), com realização de debates, mesa redonda e painéis sobre os desafios e perspectivas do processo de estruturação do Sistema.
“Avançamos na construção e efetivação do sistema municipal de cultura de Cuiabá. Nossa participação neste seminário é primordial para a organização e fortalecimento do setor produtivo da cultura. Assim poderemos instituir políticas públicas permanentes e efetivas”, disse José Paulo Traven.
De acordo com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a organização do sistema cultural deve ser mais elaborada e por conta disso leva um tempo maior para que seja concretizado.
“A cultura não é tão estatal como são a Educação e a Saúde, por isso organizar o sistema demora mais, porque nela precisa estar presente com muita força a cidadania”, pontuou o ministro.
Também compuseram a mesa o secretário estadual de Cultura da Bahia, Albino Rubim, o secretário de Fomento e Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura, Carlos Paiva, o secretário de Articulação Institucional, do Ministério da Cultura, Vinicius Wu e Leandro Anton, conselheiro estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.