Debate sobre qualidade do algodão vai reunir indústria têxtil em Cuiabá
Durante o evento, agricultores, pesquisadores, consultores e representantes da indústria têxtil, debaterão estratégias para melhorar a qualidade da pluma e fortalecer a cadeia do algodão. "A intenção da Santista Workwear/Jeanswear é contribuir com os cotonicultores com o intuito de incentivá-los a melhorar cada vez mais a qualidade do algodão brasileiro. Para isso, queremos demonstrar do que realmente a indústria necessita para processar o algodão e transformá-lo em produtos de alta qualidade, que são cada vez mais exigidos pelos consumidores finais", afirma Alexander Kurre, que participará da primeira mesa técnica do III Workshop da Qualidade do Algodão. "Como consequência deste trabalho, o algodão brasileiro será reconhecido pela alta qualidade e sua excelência no mercado nacional e internacional", acrescenta.
"Os desafios da qualidade do algodão para a indústria têxtil" é o foco dessa primeira mesa, que reunirá outros representantes desse segmento: Dieter Hamann, da Karsten; Guido Hobolt, do Senai/Blumenau, e Thales Cruz Figueiredo, do Grupo Vicunha. A mediação ficará a cargo de Rogério Segura, da Star Colours, empresa de Santa Bárbara dOeste (SP).
O III Workshop da Qualidade do Algodão será aberto pelo produtor Gustavo Piccoli, presidente da Ampa e do IMAmt. O evento é mais uma realização do Programa de Qualidade do Algodão de Mato Grosso, cujos resultados serão apresentados na segunda mesa técnica do dia, a ser mediada por Alvaro Salles, diretor executivo do IMAmt. Essa mesa terá a participação dos pesquisadores Jean Louis Belot (IMAmt), que falará sobre "Monitoramento da qualidade intrínseca da fibra", e Renildo Luiz Mion (professor da UFMT – Campus Rondonópolis), responsável pelo tema "Monitoramento da qualidade do algodão na colheita e no beneficiamento". Contará ainda com a contribuição do engenheiro agrônomo e de Segurança do Trabalho Amandio Pires Junior (IMAmt), que abordará o tema "Prevenção de Acidentes e Incêndios em Algodoeiras".
Escola de beneficiamento - A programação do workshop será encerrada com uma mesa técnica sobre o tema "Importância do beneficiamento para a qualidade de fibra", em que serão apresentadas a visão dos responsáveis pela gestão das usinas de beneficiamento em seu estágio atual de operação e as estratégias da Ampa e do IMAmt visando o aprimoramento das algodoeiras mato-grossenses. Essa mesa técnica será mediada pelo pesquisador Jean Louis Belot e contará com a participação de Edmilson Santos, da SLC Agrícola, que falará sobre "Gestão da Qualidade em Algodoeiras"; de David Somlo, da Swiss Re, que mostrará um "Estudo sobre seguros em algodoeiras"; e do consultor Wilhelmus Uitdewilligen, que apresentará o projeto da Escola de Beneficiamento de Algodão da Ampa/IMAmt.
O público-alvo do III Workshop sobre a Qualidade do Algodão – que é realizado com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) - é formado por profissionais que atuam na cotonicultura, sejam eles clientes, fornecedores, produtores, técnicos e pesquisadores, entre outros. Os produtores e colaboradores do setor algodoeiro que quiserem fazer sua pré-inscrição podem enviar seus dados para o engenheiro agrônomo Amandio Pires, do IMAmt, por meio do e-mail amandiopires@imamt.com.br.