Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 29 de Maio de 2015 às 14:29
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A unidade Lar Doce Lar, que atende 16 portadores de deficiências físico-mental passará por uma reforma completa. O governador Pedro Taques e a primeira-dama Samira Martins estiveram no abrigo, que faz parte do Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, na manhã desta sexta-feira (29), para assinarem o Termo de Cooperação que viabilizará as obras.

A primeira-dama Samira Martins, responsável pela pasta de ações voluntárias do governo, se mostrou sensível à situação dos moradores do Lar Doce Lar desde a primeira vez que esteve na unidade. Impressionada com a situação precária e condições de abandono que se encontravam, procurou parceiros para que a reforma fosse concretizada. “Quando cheguei encontrei o mato com mais de dois metros de altura e moradores sentados no chão da sala de TV por falta de banco. Desde então procuro vir todas as semanas aqui, eles precisam de muito carinho, um abraço, um sorriso”.

Convidado por Samira para conhecer a unidade, o presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de Mato Grosso (Acomac), Wenceslau Junior, se sensibilizou com a situação dos moradores e se colocou a disposição do governo para parceria nas obras de reparo. “As obras já começam de imediato, com a finalização do projeto na próxima semana. Nós já estamos com material pronto para vir para cá e acredito que dentro de quatro meses já esteja tudo finalizado”.

Recebido com carinho pelos moradores do Lar Doce Lar, Pedro Taques destacou que não deixará nenhum mato-grossense para trás. “Aqui temos dezesseis pessoas que precisam, além de condições mais dignas de moradias, também de muita atenção. È importante dar assistência a quem foi esquecido. Agradecemos a todos que participaram deste ato, que é muito importante”.

Sonia Duarte Monteiro, gerente substituta do Lar Doce Lar, agradeceu o empenho do governo. Ela ressaltou que são muitas as precariedades na casa, que funciona há 10 anos, mas que os problemas nas instalações elétricas, que não permitem o funcionamento de ar condicionado nem ventilador, e as goteiras que molham toda a casa em dias de chuva são os maiores incômodos. “Tentamos promover a inclusão social exercendo o direito a cidadania e a dignidade da melhor forma possível. Estamos com grande esperança que esta obra consiga sanar todas as nossas dificuldades e melhorar a qualidade de vida de nossos moradores”.

Termo de Cooperação

Além de Taques e Samira, o documento foi assinado também por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), da Fundação Nova Chance (Funac), instituição vinculada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de Mato Grosso (Acomac).

Para a reforma será usado à mão de obra dos reeducandos, por meio da parceria com a Funac. A associação acompanhará o trabalho de 10 a 12 internos que trabalharão na obra. O projeto para a reforma da entidade está sendo finalizado pela Secid.

Além da parceria com a Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de Mato Grosso, o Núcleo de Ações Voluntárias contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, Corpo de Bombeiros, Sejudh, por meio de Recuperandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e também de voluntários para a limpeza da área. 

Samira Martins agradeceu o apoio de todos que se empenharam para oferecer aos moradores do Lar Doce Lar uma condição mais humana de moradia e um pouco de conforto. “É um dia de alegria. Vários parceiros estão ajudando a devolver um pouco de dignidade para essas pessoas que moram aqui”.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/8253/visualizar/