Canal Pergunte à CGE recebe o dobro de consultas no primeiro trimestre
De janeiro a março de 2015, auditores do Estado responderam a 208 questionamentos pelo canal sobre assuntos relacionados aos processos de gestão interna do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, a maioria relacionada à gestão de pessoal, financeira, contábil, aquisições e contratos. No primeiro trimestre de 2014, foram respondidas 114 consultas.
Segundo a gestora da ferramenta, analista administrativo Silvania Galindo, o aumento nas demandas pelo canal evidencia que as secretarias e entidades têm enxergado cada vez mais a CGE como um órgão de assessoramento direto nas decisões diárias e não somente como órgão de auditoria. "O aumento se deve também à agilidade no retorno ao servidor solicitante, bem como à fundamentação técnica das respostas dos auditores", salienta.
O “Pergunte à CGE” é um espaço reservado aos servidores públicos estaduais, independentemente dos cargos e funções que ocupem, para solicitação de orientações e esclarecimentos sobre questões cotidianas de entendimentos pacíficos no âmbito da CGE, com respostas diretamente no e-mail do solicitante.
“Todos os servidores da administração pública estadual têm a oportunidade de registrar perguntas neste canal de comunicação, que visa esclarecer de maneira célere as dúvidas inerentes à execução orçamentária a fim de melhorar a eficiência das atividades sistêmicas nas secretarias e entidades”, comentou a gestora da ferramenta.
O canal é regulamentado pela Portaria 04/2013-AGE, a qual estabelece o prazo de 48 horas para retorno das respostas. “Quando há impossibilidade de retorno no prazo estabelecido devido à complexidade da solicitação, o auditor informa o solicitante, via e-mail, do novo prazo para resposta”, ressalta Silvania.
O canal “Pergunte à CGE” está disponível no site www.controladoria.mt.gov.br , no menu “Fale Conosco” e em banner na lateral da página.