“Nossos fiscais acompanharão os policiais de meio ambiente e darão plantões em locais já conhecidos de descarte irregular. Com o flagrante, os infratores responderão criminalmente por poluição e serão multados, conforme a legislação ambiental”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Conforme o delegado da Dema, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a parceria também visa impedir o aumento dos casos de dengue na Capital, além reprimir a prática do descarte em terrenos que se tornou comum na cidade.
“Foram mapeados vários pontos usados para o descarte de lixo em Cuiabá, como terrenos baldios e estradas, que não são locais adequados para despejar entulhos, que vão do lixo doméstico a resíduos de materiais de obras”, contou o delegado.
Nos primeiros dias de operação, 14 pessoas foram encaminhadas à Dema e oito caminhões usados por empresas particulares e pessoas físicas para o despejo de lixo em locais proibidos foram apreendidos.
Entre os pontos já mapeados estão terrenos em bairros como Coophamil, Barra do Pari e Santa Isabel e margens das estradas que levam ao Balneário Ponte de Ferro e Rodoanel. “Estes e outros locais serão rigorosamente fiscalizados dia e noite”, disse Stopa.
Para evitar mais descartes irregulares, a prefeitura está realizando Mutirões da Limpeza todos os fins de semana, onde os moradores dos bairros atendidos podem levar os grandes resíduos em pontos determinados para o descarte. No próximo sábado (30), o bairro a receber as equipes de limpeza da prefeitura será o Santa Isabel.