Deputado visita Farmácia de Alto Custo e comprova falta de medicamentos
Preocupado com o problema que já se tornou crônico em todo estado de Mato Grosso, Taborelli tentou conversar com a farmacêutica responsável, porém a mesma negou atendimento. De acordo com funcionários, a chefe do setor estava ocupada.
Com o objetivo de assegurar os direitos de quem precisa acessar a rede pública para receber medicamentos indispensáveis ao tratamento de doenças, o deputado pretende apresentar um requerimento ao secretário de Estado de Saúde (SES), Marco Aurélio Neves, solicitando informações e providências imediatas para solucionar a situação.
Para o parlamentar é lamentável a falta de medicamentos básicos indispensáveis para o tratamento de hipertensão, diabetes, HIV, câncer e outros. “Pessoas estão morrendo pela falta de medicamentos. Isso é inadmissível, quero uma justificativa para a ausência dos remédios”, salientou.
Taborelli quer saber se existe a previsão para abastecimento dos estoques de remédios das Farmácias de Alto Custo.
O deputado entende que a falta de aquisição dos medicamentos esta associada a falta de planejamento, assim como, é reflexo da má gestão no governo passado, do então governador Silval Barbosa (PMDB).
O legislador pede que a SES intensifique a organização e o controle de estoque para que situações como essa não se repitam, porque quem paga o preço disso é a sociedade. “O direito dos usuários do SUS está sendo negado, sendo assim seus direitos estão sendo desrespeitados”.
O acesso aos usuários do SUS deve ser prioridade do Executivo. “A cobertura farmacológica faz parte da política pública de saúde”, esclareceu Pery. O deputado lembrou que a Constituição prevê “a saúde é direito de todos e dever do Estado”.