Festival Ultramacho leva mil atletas para Chapada dos Guimarães
O grande diferencial da Ultramacho, o maior evento multisport do Brasil, para as outras corridas de aventura é que qualquer pessoa pode participar, seja amadora ou profissional, já que a prova tem infraestrutura completa para dar segurança e apoio aos participantes, mesmo em ambientes em que a natureza é a grande protagonista. O Ultramacho é uma prova inclusiva onde não há tempo de corte.
A novidade desta etapa é o lançamento da prova Ultrakids. Uma corrida em circuito onde crianças de 0 a 12 anos participam. Os atletas mirins recebem camiseta, número de peito e medalha ao concluir a prova. "É uma iniciação ao esporte, também com caráter inclusivo pois não há vencedores. Celebramos todos ao concluírem a prova. É a oportunidade da família participar unida", explica a diretora do evento, Maria Rita Ferreira Uemura.
SEIS TIPOS DE PROVAS PARA TODO O TIPO DE ATLETA
O Festival terá seis provas, divididas em dois dias. Os atletas passarão por trilhas técnicas, estradões, rios e matas fechadas, tudo dentro da Chapada dos Guimarães, considerada uma das paisagens mais selvagens e belas do país.
Quem participa da Ultramacho pode escolher entre seis modalidades, de acordo com seu preparo, faixa etária e sua vontade de superação. São elas:
• UltraBike: maratona de mountain bike individual
• Sport: prova multiesportiva em dupla num circuito de 30 km com canoagem, corrida em trilha e mountain bike
• UltraKids: sim, uma prova para crianças de 0 a 12 anos, sem caráter competitivo
• Trail Run: corrida individual em trilha de 12 km
• Pro: prova multiesportiva em dupla em circuito de 30 km com canoagem, corrida em trilha e mountain bike e dupla
• Endurance: prova multiesportiva em quarteto em circuito de 50 km com canoagem, corrida em trilha e mountain bike em dupla
INFRAESTRUTURA TOTAL PARA VIVER UMA GRANDE AVENTURA
Embora as provas aconteçam em meio a paisagens quase intocadas e em trilhas de diferentes dificuldades, os atletas terão a disposição uma infraestrutura completa que inclui resgatistas, bombeiros e três tipos de seguro.
A segurança, aliás, é a maior preocupação da organização. A Ultramacho conta com um sistema de gestão de segurança montado para cada etapa, seguindo as normas da ABNT para o segmento de aventura.
E mais um detalhe muito importante: a organização incentiva ao máximo que todos os atletas concluam o trajeto e, por isso, não há tempo limite para a prova. Todos os participantes, até os últimos colocados, serão recebidos na linha de chegada.
POR QUE PARTICIPAR DA ULTRAMACHO
"O Ultramacho propicia experiências distintas. Nos amadores é nítida a superação. Trajetos duros, intensos, com desníveis altos quando superados produzem no participante uma sensação estar apto a realizar qualquer coisa e levam isso para a própria vida. Saber que se é capaz de feitos impensáveis ajuda na vida profissional e emocional. Para os que já estão acostumados com uma rotina pesada de treino participar também significa superação de tempo e a oportunidade de estar praticando esporte na natureza com toda a estrutura e segurança”, explica Maria Rita.
MAIS ATLETAS A CADA EDIÇÃO
A Ultramacho é realizada desde 2012, em cidades do Mato Grosso que tenham cenários bonitos e indicados para a prática do esporte de aventura. E o evento está crescendo cada vez mais: na primeira edição foram duzentos atletas e, para este ano, são esperados mais de 1000 competidores.
Mas por que esse nome? "Como os maiores eventos esportivos de superação do mundo chamam-se Ironman e Ultraman, nós queríamos criar um evento autêntico, que permitisse a homens e mulheres bater no peito no fim de cada prova e dize: “Eu sou ultramacho!” Por isso, surgiu o nome bem-humorado de Ultramacho, que não tem nada a ver com o gênero do participante, mas com sua garra para concluir as provas.