Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 18 de Maio de 2015 às 15:07
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) está realizando levantamento sobre as áreas de pavimentação urbana, saneamento básico e distribuição de água junto aos municípios de Mato Grosso. O trabalho teve início em março, após determinação do governador Pedro Taques, e já está em fase final. A partir das informações, a expectativa da Secid é formar um banco de dados e também trabalhar de forma planejada para a realização de orçamentos dos serviços que precisam ser desenvolvidos em cada localidade.


Até o momento, 95 cidades já apresentaram as informações à pasta. A expectativa é de que nos próximos dias, as demais 46 localidades apresentem os dados. De acordo com o levantamento atual, Mato Grosso conta com 14,9 mil quilômetros de vias urbanas. Deste total, 6,8 mil possuem asfaltamento, onde 2,1 mil necessitam de reparos, e 8,1 mil quilômetros sequer são pavimentos.


Já em relação ao sistema de saneamento básico, dos 95 municípios que integram a pesquisa nesta etapa, 69 cidades têm menos de 10% dos domicílios atendidos por este serviço, sendo que a maioria das localidades não possui sequer qualquer obra relacionada ao esgotamento sanitário.

Contrariando a estatística, a cidade de Cláudia figura como exemplo em Mato Grosso. Conforme dados apresentados pela gestão municipal, 80% das residências locais possuem serviço de esgotamento sanitário. Atualmente, o município conta com 11 mil habitantes e está localizado na região norte do Estado.

De acordo com o superintendente de Saneamento da Secid, Huggo Watterson, a presença da estrutura de saneamento básico reflete principalmente em melhorias para a população, como também na redução de custos para a saúde pública. “O município que possui o sistema de saneamento básico instalado também passa a ter uma melhor infraestrutura, além de obter reflexos positivos a curto, médio e longo prazo”.

Em relação à água, o cenário em Mato Grosso é reverso ao do esgotamento sanitário. Ao todo, 71 cidades possuem mais de 80% dos domicílios atendidos com sistema de abastecimento de água.

Responsável por realizar o contato com as localidades, o assessor técnica da Secid, Paulo Sérgio de Campos Borges, destaca que os gestores municipais têm sido bastante receptivos com a ação desenvolvida pela Secretaria. “Com o nosso contato é possível perceber a expectativa que os gestores têm em relação a estas demandas”.


Segundo o secretário da pasta, Eduardo Chiletto. com a finalização do levantamento os dados serão repassados ao setor de orçamento da Secretaria, que ficará responsável por desenvolver planilhas individuais e temáticas. “Todo o material será apresentado ao governador Pedro Taques para que, posteriormente, o Estado possa trabalhar de forma planejada para angariar recursos e auxiliar as localidades com a implementação de melhorias nos setores de pavimentação urbana, saneamento e distribuição de água”, reforçou Chiletto. 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/8478/visualizar/