O Politec Online já é utilizado na capital desde o ano de 2011 e a estimativa é que nos próximos três anos gere uma economia ao Estado em torno de R$ 1 milhão.
Para o diretor de interiorização, José da Silva, a medida visa contribuir para a agilidade e economicidade dos serviços, com a redução da utilização de papéis. “Essa ação representa uma mais valia para o serviço público, sendo que os princípios de eficiências e economicidades estão sendo privilegiados. Além disso, reduzirá a impressão de documentos promovendo economia de recursos financeiros e do meio ambiente’’, pontuou.
O sistema informatizado de produção e gerenciamento de laudos permite à instituição disponibilizar estes documentos via plataforma WEB, por meio de um login e senha pessoal fornecido às autoridades solicitantes.
Acompanhando de perto instalação da plataforma, o perito oficial criminal e ex-diretor de interiorização, Clodoaldo Queiroz, considera que a expansão tecnológica da Politec irá contribuir para a agilidade, segurança e transparência durante a persecução penal. “Permite, após a conclusão do laudo, o seu acesso imediato pelas instituições. Difundindo em tempo curto e com baixa burocracia um dos principais produtos criminais da Politec’’, destacou.
A tecnologia evita, desta forma, a necessidade de deslocamento de grandes distâncias somente para a busca dos laudos. “Vemos como um grande avanço para a Politec, o sistema de segurança e de justiça do Estado, e para a própria sociedade, um marco que lança o Estado de Mato Grosso na era da tecnologia processual criminal’’, completou Queiroz.
A implantação do Sistema nas demais unidades do interior está em fase de testes, e serão contemplados gradativamente. As próximas gerências a terem acesso serão Água Boa e Confresa.