Obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo serão retomadas pelo governo estadual a partir de junho e ao todo 14 construções etsão previstas para serem finalizadas entre 2015 e 2016
Obras de mobilidade urbana serão retomadas em junho
De acordo com o secretário Paulo Brustolin, titular da Sefaz, a Secid está habilitada para dar as ordens de serviços necessárias e estabelecer os cronogramas de pagamentos de acordo com as entregas e medições. “Estamos fazendo um esforço imenso, do ponto de vista financeiro e orçamentário, para disponibilizar os recursos necessários, principalmente tendo em vista que as obras impactam diretamente a vida das pessoas. O fato de não estarem concluídas ou apresentarem necessidades para sua conclusão tem impacto no dia a dia da população, então o Governo do Estado está concentrado em solucionar isso”, afirma Brustolin.
Segundo o secretário Marco Marrafon, titular da Seplan, inicialmente serão disponibilizados R$ 50 milhões para retomada das obras de mobilidade urbana. O profissional ainda reforça que a liberação do valor é fruto de esforços do governo estadual tanto no que se refere a corte de gastos e ainda na ampliação das políticas para aumento de recursos. “A expectativa é de que cada vez mais os valores sejam angariados e investidos na realização de obras e desenvolvimento de políticas urbanas que reflitam em melhorias para a sociedade”.
Conforme o documento, as obras de mobilidade que devem ser finalizadas este ano são: duplicação da Estrada da Guarita e da Rodovia Mário Andreazza, reestruturação asfáltica das vias do entorno da Arena Pantanal, Complexos Viários do Tijucal e da FEB, Trincheiras Trabalhadores-Jurumirim e Santa Rosa, além das obras de contenção do Morro do Despraiado, duplicação da avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e ainda a implantação do sistema de iluminação em trechos entre Cuiabá e Várzea Grande que totalizam 16,1 quilômetros.
Em relação à Trincheira Verdão-Santa Isabel, o secretário Eduardo Chiletto afirma que o recebimento definitivo da obra ainda não foi feito e reforça que o governo estadual irá realizar fiscalização adequada junto à estrutura. Se reparos forem necessários, o gestor destaca que a construção não será recebida pelo Executivo até que os ajustes sejam finalizados.
“A elaboração deste cronograma, somado aos estudos para liberação dos recursos financeiros, auxiliou o Governo do Estado a planejar de forma adequada a retomada das obras. Com a disponibilização dos recursos, o retorno das construções será dado já no mês de junho, para que estas sejam finalmente entregues com qualidade à população”, destacou Chiletto.
Das 10 obras a serem conclusas este ano, duas devem ser entregues até o mês de agosto. Sendo elas, a duplicação da Rodovia Mário Andreazza e a Trincheira Trabalhadores-Jurumirim.
Em setembro, a expectativa é entregar outras seis obras. São elas: a duplicação da Estrada da Guarita, a pavimentação asfáltica do entorno do Complexo Arena Pantanal, os Complexos Viários do Tijucal e da FEB, a implantação do sistema de iluminação em Cuiabá e Várzea Grande e também a duplicação da Estrada do Moinho. As últimas obras a serem entregues em 2015 serão a Trincheira do Santa Rosa e o Morro do Despraiado. A expectativa é de que a conclusão das estruturas aconteça em outubro.
Para 2016, a expectativa é de que quatro obras sejam finalizadas. São elas: a reestruturação da avenida Oito de Abril e implementação do coletor de esgoto, a implantação da avenida Parque do Barbado, além dos Centros Oficiais de Treinamento (COT) da UFMT e do Pari, em Várzea Grande.