Acidentes aumentam perto da Arena Pantanal
Foi lá, ontem à tarde, que encontramos a aposentada cuiabana Josefina Carmo, 71 anos. Tentou por três minutos atravessar a pista por onde deveria haver a faixa, sem sucesso. “Todo dia aqui é isso, meu filho. Eu estou ainda desnorteada, pois, além disso que vocês viram, no ponto de ônibus não há qualquer informação com itinerário, nem horário ou qualquer espécie de rumo de como se locomover”, relatou, com ar cansado.
Um pouco mais à frente, os funcionários de um posto de gasolina fizeram certa algazarra ao ouvirem a pergunta sobre se já haviam presenciado algum acidente no local. “Todos os dias”, responderam juntos. Um deles, Cícero Roither, 23 anos, deu mais detalhes. “Tem pelo menos uma batida por dia. Às vezes mais de uma, mas o certo é que todo dia há algum prejuízo. Hoje mesmo, um motoqueiro quase foi parar dentro do córrego, porque outro carro vinha no que parece ser a preferencial dele, o motoqueiro não parou e foi por muito pouco que algo pior não aconteceu”, relata.
Dona Josefina do Carmo ensina a única fórmula para conseguir atravessar ali. “Pedir a Deus, tomar muito cuidado e esperar que em algum momento os carros parem, pois arriscar a atravessar com eles em movimento é muito perigoso”. O assessor técnico de trânsito e Transporte da Semob, Celso Albuquerque Silva, disse que a sinalização desses trechos não é de responsabilidade da prefeitura de Cuiabá. As obras foram realizadas pela extinta Secopa; nelas “estavam contemplados os serviços de sinalização viária. Logo, não havíamos previstos no nosso orçamento os referidos serviços”.
No entanto, diz o responsável pelo trânsito na capital, “estamos fazendo o possível para executar a sinalização dos trechos mais complexos”. Albuquerque Silva também disse que vai iniciar “ainda no mês de maio a sinalização dos cruzamentos das avenidas São Sebastião e Ipiranga”, bem como “ainda neste mês, corrigir a sinalização da rua Jornalista Alves de Oliveira, que foi sinalizada de forma errada pela Secopa”.