O lançamento do movimento será no auditório do Palácio Alencastro, às 9 horas. Entre as ações definidas estão blitzes educativas, formação dos agentes mirins de trânsito e orientações aos motoristas e pedestres sobre educação no trânsito.
“Nossa intenção é mobilizar toda a sociedade para chamar a atenção de motoristas e pedestres para a segurança e paz no trânsito”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
Além da fachada do Palácio Alencastro, que receberá uma faixa amarela, também aderiram ao movimento e iluminarão suas fachadas a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a Arena Pantanal, a Assembleia Legislativa, o Pantanal Shopping, as Igrejas Bom Despacho e Nossa Senhora Auxiliadora e a torre da TV Centro América. Outras instituições devem aderir ao longo do mês.
Maio Amarelo
A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.
Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes em todo o mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 para cada 100 mil habitantes. A meta da Política Nacional de Trânsito para este ano é de reduzir o índice para 11 mortes para cada 100 mil habitantes.