13ª Semana dos Museus oferece programação variada
O Museu de Arte de Mato Grosso, uma das 1.378 instituições inscritas em todo o território nacional, adiantou o início das comemorações e abre, nesta quinta-feira (14), a mostra Água de Viver que revela os olhares de três importantes nomes da fotografia brasileira radicados no estado: Mario Friedlander, José Medeiros e Izan Petterle. São ao todo 53 imagens que abordam um dos bens mais preciosos do planeta, bem como o uso desordenado e a sua finitude. Esta exposição segue em cartaz até o dia 14 de junho.
Paralelamente, no mesmo local, acontece a exposição Expressão Cuiabana, com esculturas em argila de Alair Fogaça. A artista conduzirá visitas guiadas para estudantes, de 19 a 24 de maio, e ministrará oficina em argila no dia 22, também para alunos de escolas públicas e privadas.
No Museu Histórico de Mato Grosso as atividades começam no dia 19, a partir das 19h, com a abertura da exposição Imagens Ambientais, do fotógrafo Valdeci, composta por fotografias e vídeos do Pantanal e cerrado mato-grossense. A mostra fica em cartaz até o dia 23 de maio, de terça-feira a sábado, podendo ser visitada das 14h às 21h.
Neste mesmo período acontece uma ação educativa com a visita guiada de estudantes ao acervo do Museu, além da realização de atividades lúdicas e a exibição de vídeos sobre sustentabilidade.
Entre os dias 20 e 22 de maio, no período vespertino, será realizada uma oficina de reciclagem e artesanato. Nas artes cênicas, a Companhia de Teatro Cena Onze fará performances no Museu Histórico entre os dias 21 e 23, sempre das 17h às 21h. No dia 21, a partir das 19h30, haverá um debate sobre sustentabilidade com Laercio Miranda e Marcio Ishizuka. No dia 22 o pátio será tomado por boa música com um sarau artístico-cultural.
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é mais um entre os espaços que atenderam ao chamado do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e idealizaram programação especial para a Semana Nacional dos Museus. No dia 19 de maio, a partir das 9h, o MAS-MT dá início a duas novas exposições temporárias, sem contar outras três do acervo permanente, oficinas e lançamento de livro. O desafio é abordar a religiosidade em consonância com o tema Museus para uma Sociedade Sustentável.
É aí que entra a arte espiritualizada dos artistas Enizete Gomes de Oliveira e Benedito Gomes de Souza, que revelam na exposição Mandalas da Fé, peças feitas à base de materiais recicláveis como CDs, vidros, objetos de alumínio e pedaços descartáveis de madeira. Na produção apostam na decoupage e pintura das peças.
As mandalas que compõem a exposição trazem imagens da Sagrada Família, Nossa senhora das Graças e da Guia, Santa Ceia, além de especificidades da religiosidade local, como os retratos do Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho e da Igreja do Rosário e São Benedito, entre outros.
De acordo com a diretora executiva do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Viviene Lozi, a exposição tem por objetivo revelar que o museu vai além de um espaço de conservação até tornar-se um lugar de experimentações artísticas. “O reaproveitamento de materiais que seriam descartados como lixo, contribuindo para a poluição, utilizados por artistas regionais na composição de suas peças é um exemplo de como a arte se manifesta diante dos novos desafios apresentados por esse mundo em transformação, demonstrando criatividade, responsabilidade social e ambiental, e muita inspiração”, ressalta.
A exposição Mandalas da Fé segue até o dia 24, assim como a exposição com fotografias de Viviene Lozi e Júlio Rocha, que registram as etapas de restauração do prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição.
Acervo Permanente
Também em cartaz durante a Semana dos Museus está a exposição Antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá: uma Viagem ao Passado que traz 20 reproduções fotográficas da antiga Catedral, objetos da parte construída e utilizada no interior da igreja. Já em Ilustre Morador – Dom Francisco de Aquino Corrêa, o visitante poderá ver o dormitório que era de fato o antigo aposento de Dom Aquino.
Já voltada ao caráter midiático, figura a exposição Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá, Seminário Nossa Senhora da Conceição e Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho que exibe fotos, vídeos e objetos usados no Antigo Seminário, na construção da Igreja e na rádio.
Oficinas e lançamento de livro
Duas oficinas prometem arrebanhar o público que quer se lançar na produção artística. Entre os dias 19 e 24, das 9h às 17h, será realizada oficina de feitura de “anjinhos” com material reciclado. A atividade é educativa e exige agendamento prévio.
No dia 23, das 13h às 15h, tem oficina Mini Mandalas que é aberta ao público e também explora a produção à base de materiais reciclados.
As atividades da Semana Nacional dos Museus também prevêem o lançamento do livro Poesia Necessária, no dia 22 de maio, às 9h. A obra retrata um projeto de incentivo à criação poética desenvolvido pelo poeta Antônio Sodré (in memorian) e Viviene Lozi, entre os anos de 2009 e 2011. O livro traz a compilação de todos os poemas escritos pelos alunos. Os responsáveis pela organização deste material são Viviene Lozi e o escritor Marinaldo Custódio.