Projeto cultural leva cinema para dentro de escolas
O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O Cine Matinê segue até o dia 13. As exibições dos filmes são gratuitas e vão beneficiar 2,5 mil alunos de cinco unidades de ensino.
“A proposta desse projeto é misturar lazer com educação, ou seja, a magia do cinema vem para dentro da escola e o aprendizado fica mais prazeroso”, disse a secretária adjunta de Educação Marioneide Kliemaschewsk.
Após assistirem a sessão os alunos vão para a sala de aula, onde participam de discussões sobre os vários temas abordados no filme. “A Secretaria Municipal de Educação prima pela educação integral do aluno e esse projeto contribui para isso, pois além de ensinar também aborda questões como comportamento, valores, conflitos pessoais e meio ambiente”, explica a diretora-geral de Gestão Educacional da Secretaria de Educação, Elenir Honório.
Segundo os professores, o resultado do trabalho está sendo positivo. É o que afirma a coordenadora pedagógica da escola Dejani Ribeiro de Campos, Irani de Lara Gnoatto. “Esse projeto vem agregar ao nosso trabalho, principalmente na interpretação textual, pois desperta a fantasia da criança, fazendo com que ela produza melhor e com mais criatividade”.
Com os olhinhos atentos na tela, as crianças não perdem nenhum lance do filme. “Assistir aqui na escola é mais legal, porque aqui tem os colegas. Eu queria que tivesse sempre”, disse o aluno Andrey Aparecido do Nascimento, 10 anos.
Na próxima semana o Cine Matinê será realizado na creche Benedita Dias, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Auro Ida e na escola municipal Orlando Nigro.
Os filmes exibidos serão Amazônia; O Menino e o Mundo; O Cavalinho Azul; Meu Pé de Laranja Lima; Eu e Meu Guarda-Chuva; o Contador de História; Cocoricó e as Aventuras na Cidade; e Cocoricó Conta Clássicos.
“Todos os filmes são produções nacionais, alguns são clássicos que nunca foram levados ao cinema e esses alunos estão tendo a oportunidade de assistirem”, explica a produtora cultural, Daniele Borges.
O evento tem o apoio cultural da produtora Plano B Filmes.