Programa incentiva atuação de alunos no Legislativo
As inscrições para participar do programa, iniciadas em 1º de abril, vão até o dia 12 de junho deste ano. Narumi conseguiu 960 pontos na redação do Enem. Ela fez o exame apenas como experiência, já que só conclui o ensino médio este ano. A estudante é uma grande incentivadora para que um maior número de estudantes se candidatem ao PJB.
“É muito gratificante fazer parte deste programa. Com certeza é uma experiência muito boa, temos a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, que é tão importante. E mesmo sendo jovens inexperientes a gente consegue melhorar muito a vida dos brasileiros”, disse a estudante.
Todos os alunos da rede pública podem concorrer para participar do Parlamento Jovem, programa da Câmara dos Deputados, que oferece aos jovens a oportunidade de conhecer in loco a atuação dos deputados federais, em Brasília, numa jornada de cinco dias.
Para participar, o aluno deve fazer um projeto de Lei. Com tema livre, a proposta deve relatar a realidade do país, ressaltando os problemas e apontando as alternativas. O PJB está sendo desenvolvido pela Câmara dos Deputados desde 2004.
Mesmo de iniciativa dos estudantes, os projetos passam a ter tramitação interna no Legislativo e podem ser transformados em leis. Para ser escolhida a representante de Mato Grosso, Narumi apresentou o projeto para “tornar-se obrigatória a participação das Instituições Públicas de Ensino em todas as Olimpíada Científicas dos país”.
O objetivo foi incentivar as unidades escolares a revelarem os talentos dos estudantes nas diversas áreas do conhecimento. Os alunos interessados poderão buscar informações www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.
Serviço:
As inscrições poderão ser enviadas para matogrosso.pjb2015@gmail.com
Dúvidas? Fale conosco: (65) 3613-6321/6306 (Com Telma) telma.peres@seduc.mt.gov.br
Para mais informações: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem