Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 30 de Abril de 2015 às 15:05
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O trecho da Avenida do CPA em frente à Praça das Bandeiras que estava interditado para recuperação devido a um afundamento no asfalto será liberado nesta quinta-feira (30) por volta das 16h. Funcionários da HL Construtora estão no local colocando a capa asfáltica. O trecho sentido centro-bairro foi interditado no dia 26 de março entre o estacionamento da Igreja Assembleia de Deus até o semáforo em frente à Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM).

O asfalto sofreu afundamento porque a tubulação que recebia toda a água, que estava enferrujada, rompeu. Funcionários da Secretaria de Obras Públicas da Capital colocaram no local tubos de concreto com diâmetro de 1,5 metro. Também foi feito todo o trabalho de drenagem.  Ontem, a construtora fez a imprimação que consiste na colocação do material conhecido como ICM 30 (usado para a impermeabilização da base) que faz a ligação entre a base e a lama asfáltica que começou a ser colocada nesta manhã.

O trecho restaurado onde ocorreu o afundamento é de 350 metros quadrados. Para melhorar parte do asfalto na área, a construtora incluiu também nos serviços o recapeamento de 240 metros lineares por 11 metros de largura. a partir do portão do estacionamento da igreja Assembleia de Deus até o semáforo em frente à AMM.

Segundo o encarregado da obra, Padilha Florêncio, para colocar a camada asfáltica é necessário que o tempo esteja bom, sem chuvas.  “A obra demorou por causa das chuvas. O material colocado tem que ser seco para poder ser compactado. Acima do tubo, tem que compactar camada por camada, até chegar à superfície”, explicou.

Nos serviços serão aplicadas 316 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).  O material está sendo transportado até o local por oito caminhões diretamente da usina da construtora localizada no Distrito da Guia (na MT-010). A construtora está na obra com uma motoniveladora, duas máquinas para compactar o asfalto, uma pá-carregadeira, e 15 funcionários.

Para evitar erosão no local, a secretaria de Obras fez também uma muralha de pedra arrumada para garantir a estabilidade. Serão feitas também a calçada e a sarjeta. Posteriormente será construída uma ala de concreto e também providenciada à reposição do alambrado que cerca a parte sul do Parque Estadual Massairo Okamura.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/8766/visualizar/