Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 28 de Abril de 2015 às 16:02
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O balanço dos 100 primeiros dias de governo foi apresentado, nessa segunda-feira (27.04), aos membros da loja maçônica Acácia do Oriente nº 07, em Cuiabá. A regularização das contas da saúde e os avanços na segurança pública foram os destaques apontados pelo governador Pedro Taques. O evento faz parte de uma série de encontros dos quais o chefe do executivo estadual tem participado para prestar contas e anunciar as ações para 2015.

Segundo o mestre da loja, Juvenal Alves Ferreira Neto, o interesse da comunidade maçônica é entender em que condições o Estado foi encontrado e saber quais as ações da atual gestão para o desenvolvimento de Mato Grosso, para que entidade também possa colaborar com esse processo. “Não podemos ser um estado só do agronegócio, precisamos ser referencia em saúde, educação e na segurança. Queremos junto com o governo transformar a sociedade”.

Na área da saúde, informou Taques, o governo colocou em dia os repasses aos municípios que estavam atrasados desde setembro de 2014, que totalizam aproximadamente R$ 47 milhões, além de cumprir o calendário de repasses de 2015. “Entendemos que esses valores que vão para os municípios são investimentos em saúde preventiva e investir em saúde preventiva significa reduzir os gastos com a saúde curativa”, destacou o governador.

Desde janeiro, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem avaliado as administrações dos hospitais regionais do Estado e estudado novos modelos de gestão hospitalar como alternativa às Organizações Sociais (OS). Paralelamente, o governo trabalha na repactuação dos contratos com todos os fornecedores da área da saúde, em especial os de medicamentos, para regularizar a situação da farmácia de alto custo.

Os avanços também foram visíveis na segurança pública, frisou o governador, com 45 operações policiais realizadas em três meses. Conforme apresentou Taques, no primeiro trimestre de 2015 o número de homicídios no estado foi 32% menor do que nos três primeiros meses de 2014. Mas é preciso avançar mais, avaliou o governador.

Para isso o Governo do Estado vem fazendo uma reestruturação do serviço de segurança, com aquisição de equipamentos novos, como coletes a prova de balas; locação de veículos adequados para esse trabalho; e fortalecimento do quadro de policiais militares e civis. Além dos 1.356 novos profissionais que foram chamados do último concurso, o Estado vai realizar um novo chamamento no segundo semestre deste ano, confirmou o chefe do executivo.

“Mas segurança também é criar oportunidades”, lembrou Taques, e oportunidade vem com educação. Dessa forma, o governo trabalha na recuperação da estrutura física das escolas, para que os alunos tenham boas condições para estudar; estuda um novo projeto pedagógico, reavaliando o formato atual de escola ciclada; e se reorganiza para melhorar o quadro de professores efetivos. “A educação no estado de Mato Grosso vai melhorar”, frisou governador, ponderando que os primeiros resultados dessas mudanças serão sentidos em pelo menos dois anos.

Durante a apresentação, o governador abordou ainda as ações do Estado para a infraestrutura, entre eles o programa o programa Pró-Estradas, para a pavimentação, recuperação e manutenção das rodovias mato-grossenses; os investimentos na área de Justiça e Direitos Humanos, com a construção de novos centros socioeducativos; além da reformulação do sistema de incentivos fiscais de Mato Grosso, para atrair investidores e diversificar a economia.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/8807/visualizar/