Prefeitura muda sentido do trânsito em 2 avenidas de Cuiabá
Após mais de 10 anos, a Prefeitura de Cuiabá volta a implantar o sistema binário no trânsito da Capital. Desta vez, as mudanças vão ocorrer nas avenidas São Sebastião e Ipiranga, que ganham novos sentidos. Moradores e comerciantes da região se dividem em relação às mudanças, mas prezam pelo bom senso.
Entretanto, advertem que o município sequer os comunicou sobre a futura mudança. Com a alteração, a Ipiranga terá sentido apenas em direção ao centro, enquanto o fluxo São Sebastião seguirá somente para o Verdão.
Há 44 anos morando próximo ao cruzamento da Avenida Dom Bosco com a São Sebastião, Adrian Nunes ficou surpreso com a mudança. “Para mim não vai ser bom, pois tenho um caminhão e preciso guardá-lo na garagem. Consigo manobrar enquanto o semáforo está fechado”, explicou.
Segundo ele, para conseguir a façanha, ele precisa vir do Verdão. “Depois que mudar, vai ser um novo problema. Da maneira prática, que faço há mais de 20 anos, não vai dar mais”, ressaltou. Porém, ele acrescenta que a mudança será positiva para o trânsito. “Nesse cruzamento há muitos acidentes, os semáforos funcionam apenas em dois tempos, então, é uma confusão. Deixar todo o fluxo no mesmo sentido é o essencial, mas preferiria que ele fosse no sentido do Centro”, finaliza.
Mais abaixo, dona Inove Camargo espera que seu comércio não seja afetado. Há 18 anos mantendo a mercearia no mesmo ponto, ela acredita que haverá dificuldades, em especial para os clientes que moram no Verdão. “Hoje é mais fácil, pois os clientes lá de baixo sobem e estacionam por aqui. Quando mudar, vão precisar dar a volta, e sabe-se lá onde será o retorno”, lembra. Outro problema que ela pontuou será a mudança do ponto de ônibus para quem segue no sentido-Centro.
Na Avenida Ipiranga, a dificuldade de Paulo Santo, 44 anos, vai além da mudança do fluxo. Deficiente físico, ele se locomove com o auxílio de uma cadeira de rodas. “De um modo geral, melhora. Mas, para mim, o problema continua”.
Acontece que, com a via dupla, a prefeitura implementou o espaço de estacionar apenas no sentido-Centro. Para ele, o ideal seria parar na porta da sua casa, no sentido Verdão, para alguém auxiliá-lo na saída do veículo. “Numa visão geral, vai melhorar, claro. Mas será necessário rever as marcações e sinalizações. Engraçado é que a prefeitura programa mudanças, mas não fala com o cidadão, fazem o que acham melhor”, reclamou