Órgãos da administração indireta terão contrato de gestão
A medida foi anunciada aos superintendentes, presidentes de autarquias e empresas, em reunião no Palácio Paiaguás. Na oportunidade, Taques ressaltou que o acordo de resultados se faz necessário para que a gestão cumpra os compromissos que constam no plano de governo elaborado para os quatro anos.
Nós vamos cumprir o programa de governo que foi apresentado para a população em seus cinco eixos: viver bem; educar para transformar e emancipar; cidades para viver - municípios sustentáveis; estado participativo e empreendedor; e gestão eficiente, transparente e integrada. Antes, cada descentralizada tinha um dono e uma forma de agir, fui um dos críticos dessa prática”, disse o governador.
Segundo Taques, o contrato de gestão está sendo elaborado pela secretaria de Planejamento (Seplan) em conjunto com gestores dos órgãos da administração indireta. “O cidadão acreditou no nosso compromisso e o vice-governador Carlos Fávaro e eu trabalhamos muito para saldar tudo”, afirmou.
Fávaro, por sua vez, destacou o empenho dos gestores nestes primeiros meses de governo. “Temos um desafio gigante pela frente, estamos tocando o Estado com muita determinação. Todos sabem que passamos por um momento de dificuldade financeira e pedimos muita criatividade a vocês”, disse.
O secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, afirmou que os gestores ressaltaram que receberam a maioria dos órgãos em estado de completo abandono e também a distância que se tinha da secretaria vinculada e do núcleo do governo. “O governador Pedro Taques destacou aqui a necessidade de haja uma aproximação maior entre as descentralizadas e as secretarias”, pontuou.
Paulo Taques, disse que o governo tem um olhar diferenciado para esses órgãos. Segundo ele, o governador Pedro Taques quer a maior participação dos órgãos descentralizados visando a melhoria dos resultados apresentados pela gestão.
O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rogers Jarbas, avalia que existe um sentimento de transformação do Estado. “A fala do governador vai ao encontro do que nós somos como cidadãos. Nós queremos, de fato, reconstruir o Estado. Foi ao encontro do nosso desejo e estamos lutando, minuto após minuto para obter êxito nessa caminhada de reconstrução”, relatou.
O presidente da MT Par, Vinícius Carvalho, avaliou positivamente o encontro dos gestores com o governador. Para ele, é muito importante, na administração pública, que haja alinhamento. “É importante que o governador passe com clareza a visão que ele tem da administração indireta para que a gente possa alinhar a vontade de governo com o que nós estamos fazendo”, finalizou.