Vistoria comprova má conservação de vagões do VLT
Durante o encontro, representantes da empresa CAF Brasil, responsável pelo fornecimento do material rodante do modal (trens e sinalização ferroviária), apresentaram um plano de manutenção e preservação dos vagões. Atualmente 40 composições de VLT estão armazenadas no pátio do Centro de Manutenção e Controle Operacional, em Várzea Grande.
De acordo com o engenheiro Rodrigo Fragoso, representante da CAF México e responsável pelo serviço de manutenção do VLT em Mato Grosso, o plano para preservação dos trens tem duração de dois anos e segue em execução desde a época em que os vagões chegaram a Mato Grosso, no ano de 2013. Segundo o Consórcio VLT e CAF Brasil, atualmente o planejamento está dividido em duas etapas.
Na de armazenamento estático, da qual não há necessidade de energia, os profissionais realizam a manutenção dos sistemas eletrônicos, ar condicionado, portas e limpeza, por exemplo. A demonstração de funcionamento destes sistemas aconteceu em apenas um único vagão.
Já a parte de armazenamento dinâmico, em que é preciso a utilização de energia, não pôde ser verificada pelos representantes do governo de Mato Grosso (Secid-MT e Procuradoria Geral do Estado) e ainda Tribunal de Contas do Estado, que também esteve presente durante a visita. De acordo com os secretários adjuntos de Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana, e de Programas Especiais e Assuntos Institucionais, Augusto Figueiredo e Paulo Douglas Sardinha, respectivamente, as informações repassadas serão agora analisadas juntamente com a PGE.