Agentes do Programa Esporte e Lazer da Cidade concluem capacitação
O curso foi ministrado gratuitamente pela equipe de formadores composta por Paulo José Cabral Lacerda, Rodrigo Terra, Eneida Félix Sheylazarth Ribeiro e Carlos Nazareno. Mais de 15 mil pessoas devem ser beneficiadas com o programa, que terá duração de dois anos. O PELC será desenvolvido em 39 núcleos organizados em forma de oficinas.
“Essas pessoas que foram capacitadas contarão com uma grande ferramenta para fortalecer a prática esportiva de qualidade, em diversos pontos de Cuiabá. Através dessa preparação elas proporcionarão o resgate de crianças e adultos, que se encontram em situação de vulnerabilidade”, ressaltou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado.
O programa foi em criado em 2003 pelo Ministério do Esporte e já é realizado em outras cidades do Brasil, como Novo Hamburgo (RS), Niterói (RJ) e José da Penha (RN).
O funcionamento dos núcleos em Cuiabá está previsto para o primeiro semestre de 2015. Os investimentos são do governo federal, com contrapartida da Prefeitura, no valor de R$ 325,7 mil.
Entre as atividades regulares estão: atletismo, basquete, caminhada, dança, capoeira, cinema, artesanato, futebol, futsal, futebol americano, ginástica, ginástica para a terceira idade, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, música, teatro e voleibol. As modalidades serão realizadas em ginásios, centros comunitários e mini estádios.