Audiência pública vai discutir a água e o desenvolvimento sustentável
Para o deputado, a preservação da água, a quantidade e a qualidade são fundamentais para a sobrevivência da humanidade. Conforme Wilson, “nenhum direito humano básico pode ser assegurado sem o direito à água limpa e potável.
Várias são as populações que cada vez mais têm acesso restrito à água potável, o que compromete sua saúde, segurança alimentar, atividade produtiva e sua qualidade de vida”, justifica o parlamentar.
Wilson Santos entende que diante da crise hídrica no Brasil, dos apelos para o consumo eficiente nos domicílios, nas empresas, na agricultura e nas indústrias, é preciso discutir mudanças urgente4s no dia a dia de todos os cidadãos.
“O investimento em soluções ambientais como reuso, tratamento e reutilização para lavagem e irrigação, além de outras medidas simples de economia, é indispensável para evitar problemas futuros”.
A audiência pública tem o objetivo de fazer ampla discussão sobre a crise da água. “Vamos debater o tema para construirmos políticas públicas capazes de evitar um colapso no abastecimento de água”, completou.
Conforme Wilson Santos, a distribuição das águas no Brasil não é regular. “A maior parte de nossas reservas de água doce (78%) está concentrada na região amazônica, onde mora a menor fatia da população, com menos de 5 habitantes por Km2. Já a região Sudeste, que apresenta a maior concentração populacional do país, tem disponível apenas 6% do total da água superficial”.