Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 12 de Março de 2015 às 13:13
Por: RD News

    Imprimir


A falta de energia em General Carneiro, Araguaiana e na área rural de Pontal do Araguaia causa transtorno à população da Região do Araguaia há três dias. As principais perdas são de vacinas, merenda escolar, medicamentos, entre outros itens essenciais. Além disso, o funcionamento de hospitais e escolas está comprometido.

Diante da situação precária, a prefeita Magali Vilela (PSD), promete acionar judicialmente a Rede Cemat para pedir indenização pelos prejuízos acarretados. “A empresa também precisa dar uma satisfação para a população, que está indignada e cobra uma solução urgente para o problema”, assinala.

Além dos transtornos para a comunidade, a falta de energia afeta o setor produtivo, causando prejuízos para os trabalhadores da agricultura familiar. A prefeita estima uma perda de cerca de 30 mil litros de leite para os pequenos produtores dos três municípios, que enfrentam o problema desde a última terça (10).

 Magali está em Cuiabá para dar celeridade na retomada do serviço. Hoje (12) ela entrou em contato novamente com a Rede Cemat, que informou que a realização de reparo na rede elétrica e não há previsão da restauração da energia na região. “A população está revoltada com essa situação, que atinge milhares de famílias. Já fizemos uma denúncia na Agência Nacional de Energia Elétrica, que não estava sabendo do problema”.

 Magali disse que foi informada pelo prefeito de Araguaiana, José Marra (PSDB), que a queima de um transformador causou a interrupção do serviço. A falta de energia também afetou o fornecimento de água, que já está faltando na região

Esses valores já são 66% maior que o verificado no ano passado (que teve 4.182 focos) e quase 100% superior à média histórica para o período. Depois de MT, o estado do Pará, com 833, e Roraima, com 748, focos de queimada. - See more at: http://24horasnews.com.br/noticias/ver/mato-grosso-lidera-ranking-de-queimadas-no-pais#sthash.VLLaugk0.dpuf

 

Esses valores já são 66% maior que o verificado no ano passado (que teve 4.182 focos) e quase 100% superior à média histórica para o período. Depois de MT, o estado do Pará, com 833, e Roraima, com 748, focos de queimada.
 
Maranhão é quarto que mais registrou queimadas, com 589 focos, seguido de Bahia, com 399, e Mato Grosso do Sul, com 374 pontos de calor.
 
A alta pode ter relação com o aumento da taxa de desmatamento na Amazônia Legal. A taxa de desflorestamento (corte raso) aumentou 40% entre novembro de 2014 e janeiro de 2015 em relação ao mesmo trimestre de 2014, segundo o Inpe.
- See more at: http://24horasnews.com.br/noticias/ver/mato-grosso-lidera-ranking-de-queimadas-no-pais#sthash.VLLaugk0.dpuf




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/9544/visualizar/