Alterações no trânsito revoltam motoristas em Cuiabá
A primeira alteração está uma rua antes da avenida Argélia, que é utilizada por muitos moradores do CPA e Região como “fuga” da avenida Juliano Costa Marques. Antes, ela tinha duas vias que davam acesso direto à avenida do CPA.
Agora, quem vem do Centro pode utilizá-la. Na seguinte, lateral ao Pantanal Shopping, a Avenida Argélia, que antes também destinava duas pistas sentido avenida do CPA, agora passou a ser mão única para quem vem do Centro. A reclamação dos motoristas é especialmente para os horários de pico. A jornalista Márcia Oliveira é uma das que não escondeu o descontentamento.
Segundo ela, a dificuldade começa quando uma das vias, destinada a receber o trafego dos moradores da região sentido Centro Político Administrativo, passa a receber o tráfego contrário. “A via que era mão única teve seu sentido trocado, mas muitos motoristas que estão passando pelo local querem ter acesso a um ponto único que o Centro Político, e não dentro dos bairros. A via fica vazia, enquanto a outra está engarrafada”, desabafou.
Conforme a jornalista, ela sai de casa às 7h, deixa a filha em uma escola na avenida das Torres e retoma o caminho para o Centro Político, onde trabalha. “Moro no CPA, acordo 5h, saio de casa às 7h e tenho que estar no trabalho 8h. Porém, ontem cheguei 8h30, ou seja, perdi meia hora nesse trajeto que deveria ser feito em 15 minutos”, lembra.
Para Márcia, trata-se de uma questão de bom senso. Compartilhando da mesma indignação, Vivian Regina sai do Jardim Itália às 7h para chegar às 8h do trabalho. “Tem dias que a gente perde mais de meia hora nessas filas, sejam elas na avenida Juliano Costa Marques ou na outra lá em cima. Agora, com essa nova alteração a coisa só piorou”, disse.
Segundo ela, a instalação de um semáforo há poucos metros de outro já existente só dificulta o trafego. Aconteceu que foi feita uma abertura no canteiro central da via, que dá acesso agora ao fundo do shopping. “Quem precisa seguir reto, tem que pegar a mão do lado direito, já que esse cruzamento está sendo controlado pelo semáforo, a fila que se forma é fora do comum”, ressalta. A alteração, conforme o Consórcio VLT, se fez necessária tendo em vista que começaram as obras de escoramento do viaduto Jamil Boutros Nadaf.
Por outro lado, a situação tende a piorar, já que o Governo anunciou que nos próximos dias, o trecho entre a Kadri Informática e o Viaduto da Sefaz será totalmente interditado para a realização das obras na Trincheira Luiz Felipe. A Secretaria de Mobilidade Urbana do Município foi procurada, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.