Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 03 de Março de 2015 às 13:30
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Preocupado com a crise de abastecimento de água que assola o país, o deputado estadual Mauro Savi (PR), por meio de uma indicação ao governador Pedro Taques, com cópia à secretaria de Estado de Meio Ambiente, propõe a realização de campanhas educativas, abordagem do tema em salas de aula e palestras dirigidas aos servidores públicos, sobre as consequências do uso abusivo da água, métodos de conservação e uso racional do bem.

De acordo com o parlamentar, a proposta é combater o desperdício quantitativo através de campanhas educativas. “Ações educativas são essenciais, porém sabemos que o problema a longo prazo exigirá muito mais”, disse ele.

Para Mauro Savi, o processo vai além, com estratégias responsáveis em proteger os mananciais de superfície, reservatórios subterrâneos e áreas verdes; programas de despoluição; investimentos em novos reservatórios; contenção de perdas ao longo do sistema de abastecimento e tratamento de esgoto. “É necessário e urgente a gestão compartilhada de recursos naturais”, define ele.

Em sua justificativa, o deputado cita a lei 9.433 de janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e a legislação estadual 6.945, de novembro de 1997, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos – ambas em consonância. Porém, as campanhas são de suma importância para enfocar o problema e encontrar soluções práticas para o dia a dia.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/9706/visualizar/