Estoque de leite materno cai e família de quadrigêmeos pede doação
"A procura em ajudar os bebês foi grande, mas resultou em pouca coleta, por causa dessa ausência de exames. Hoje [18), por volta do meio-dia, não tinha mais leite no hospital para alimentar o Samuel [um dos quadrigêmeos]. Aí tivemos que ir até outro hospital pra buscar", disse o pai dos bebês, Sandro Mota.
Ele afirma que os quadrigêmeos estão bem e que precisam somente ganhar peso para poderem ir para casa. A meta é que cada um atinja 1,8 kg. Segundo Mota, Benjamim está com 1,5 kg, Ester está com 1,27 kg, Isaque está pesando 1,25 kg e Samuel está com 1,1 kg.
Os bebês são alimentados a cada duas horas, informou Mota. Após dias tomando somente leite materno, Benjamim, Ester e Isaque começaram a ingerir também um leite formulado específico para bebês. "Samuelzinho, que está menor, só pode tomar leite materno. Mas o Benjamim já consegue tomar o leite pela mamadeira", comemora o pai. Os outros ainda são alimentados por meio de um tubinho que vai até o estômago. O pai contou também que vai à Femina trêz vezes por dia para ficar com os filhos.
A administração do hospital informou que as mães que quiserem doar leite materno devem levar os exames de sorologia realizados durante o período de pré-natal. A coleta do leite pode ser feita na própria unidade. E quem quiser coletar em casa pode levar o leite até o hospital - porém, deve estar armazenado e congelado em um frasco de vidro esterilizado, e com tampa de plástico.
As interessadas em doar leite materno - não só para os quadrigêmeos, mas para outros bebês internados que estejam precisando - podem também procurar o banco de leite do Hospital Geral Universitário e do Hospital Universitário Júlio Muller, ambos na capital.