Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 13 de Fevereiro de 2015 às 14:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Com o período chuvoso aumentam os ataques de animais peçonhentos, por isso à população deve estar atenta em manter sempre limpos a residência e os quintais. Cobrasaranhasescorpiõeslacraiastaturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria.

Temidos pelo homem, os animais peçonhentos estão presentes tanto em meios rurais, quanto urbanos. Eles são responsáveis por provocarem inúmeros acidentes domésticos. Nessas situações a população deve procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Assim que acionada a unidade encaminha uma equipe no local que irá orientar a comunidade e recolher o animal.

Os animais peçonhentos utilizam o veneno para caçar as presas e, eventualmente, para se defender de predadores. Eles são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno. Esses animais agem por instinto de sobrevivência. Ao se sentirem ameaçados, imobilizam o agressor e fogem para um local seguro.

Para manter esses animais longe de nossas casas é preciso que tomemos algumas medidas preventivas, como:

. Manter os quintais limpos, sem acúmulo de entulhos e lixo;

. Não colocar as mãos em frestas ou buracos no chão, cupinzeiros etc.;

. Evitar andar descalço em jardins;

. Preservar os predadores naturais dos escorpiões: corujas, macacos, sapos, galinhas e gansos;

. Combater a infestação de baratas e roedores, pois atraem animais peçonhentos;

. Manter a casa sempre limpa, principalmente atrás de móveis, cortinas e quadros; examinar calçados e roupas antes de vesti-las.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/9918/visualizar/