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RODOVIAS
Sexta - 13 de Fevereiro de 2015 às 08:59
Por: Gcom-MT

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 Buscando investimentos para a retomada da navegação pela Hidrovia Paraguai-Paraná no rio Paraguai, o vice-governador Carlos Fávaro e o secretário de Infraestrutura Logística, Marcelo Duarte, receberam na tarde desta quinta-feira (12.02) uma visita de cortesia de um fundo de investimentos dos Estados Unidos. A reunião foi organizada por representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

O grupo faz a navegação comercial na hidrovia Paraguai-Paraná e avalia a possibilidade de ampliar o serviço até Cáceres, por meio de uma parceria entre os produtores de soja e Governo do Estado.

O vice-governador contextualizou o grande potencial que Mato Grosso tem e a importância da hidrovia para o desenvolvimento do Estado. “Somos os maiores produtores de soja, de algodão, girassol, maior de rebanho bovino, de pescado em água doce, ainda assim, Mato Grosso é adormecido em sua potencialidade. O que inibe esse desempenho é a precariedade da nossa infraestrutura. Então, o que for compromisso do governo nós iremos fazer”.

Fávaro disse que o governo será parceiro no projeto de expansão. “Depois disso, temos certeza de que a região sudoeste de Mato Grosso vai se tornar grande produtora também”, anunciando que o corredor entre a região do Chapadão dos Parecis, no município de Porto Estrela e a cidade de Cáceres será finalizado em breve.

Diante do potencial gigante que Mato Grosso tem o vice-governador lembrou que não é uma saída logística que vai resolver, mas a união de todas elas. “E isso sem derrubar uma só árvore podemos fazer. Basta a competitividade logística aparecer. E essa hidrovia já está pronta, não podemos mais dispensar isso”.

O secretário Marcelo Duarte garantiu que os recursos serão investidos nas regiões onde houver maior potencial de desenvolvimento. “Sabendo da intenção de investimentos nessa região faz com nós tenhamos condições de direcionar os investimentos que temos”, pontuou.

A Hidrovia Paraguai Paraná

De acordo com o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), a hidrovia do rio Paraguai é uma das que oferece as melhores condições de navegação no país. Vai de Cáceres, em Mato Grosso, até Nova Palmira, no Uruguai. São 3.442 quilômetros que servem Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, dos quais 1.270 km ficam em território brasileiro.

Com o funcionamento da hidrovia haveria uma redução no custo do frete em até 30% na região Oeste, Sul e Sudeste do Estado, de acordo com estudos do Movimento Pró Logística, com. A do Teles Pires traria 60% redução de frete.

Fundo de Investimentos

O grupo é um dos maiores em frota marítima dos Estados Unidos (EUA) e segundo no mundo. Com operação na bacia Paraguai-Paraná. No Brasil, mantém o mesmo padrão de serviço oferecido no EUA.




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