A ação faz parte da campanha de doação voluntária de sangue e visa abastecer os estoques para o período do Carnaval, quando normalmente há um aumento na demanda de sangue
Alunos da Polícia Militar reforçam banco de sangue no Hemocentro
De acordo com a tenente-coronel Ridalva Souza, a campanha surgiu da observação da necessidade que o Hemocentro tem de coletas no período pré-Carnaval e da importância do ato em salvar vidas, que é um dos princípios humanitários mais importantes para a Polícia Militar. “Nós temos hoje, na Escola Superior, 618 alunos. E se cada um sensibilizar mais três pessoas a doar teremos um universo de 1.800 doadores, ou seja, nós teremos quase 8 mil vidas sendo salvas. Por isso a mobilização é de extrema importância”, observou.
“Nosso intuito com esta campanha é despertar entre os alunos a reflexão da importância da doação voluntária, espontânea e habitual de sangue, além de incentivar outros órgãos de serviço público e a população a doar também”, explicou o major Luís Fernando Oliveira Dias.
A parceria firmada entre o MT Hemocentro e a Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (ESFAP) é inédita e agradou os futuros policiais que aguardavam com ansiedade para fazer a doação. “Foi muito gratificante para nós, enquanto comandantes, verificar que até aqueles que estavam receosos e com medo compareceram, doaram sangue e viram que é um procedimento indolor, rápido e seguro. Com certeza essa é uma parceria que terá continuidade”, afirmou a tenente-coronel Ridalva Souza.
Patricia Aquino, enfermeira do Hemocentro, afirma que as campanhas internas com diferentes grupos e instituições, como os voluntários do time de Rugby, a Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e a Junta Militar de Poconé, são parcerias são fundamentais.
A enfermeira reforça ainda que podem doar sangue pessoas com boa saúde, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar. O homem pode doar a cada dois meses e, a mulher, a cada três meses.
Funcionamento no Carnaval - Durante o período de Carnaval, apenas a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá estará atendendo ao público, das 7h às 18h, exceto no domingo. A Unidade do MT-Hemocentro retoma o atendimento na quarta-feira (18.02), no período vespertino